Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada

A partir desta semana, Garibaldi conta com um espaço específico para oferecer aos empresários atendimento personalizado. É a Sala do Empreendedor, espaço localizado junto ao Centro Administrativo Municipal, que foi oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (30/10), integrando as celebrações ao 117º aniversário do município.

Implantado com o objetivo de agilizar e desburocratizar os processos relacionados à abertura e manutenção de empresas, o espaço coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Indústria e Comércio em parceria com o Sebrae, busca ser referência em políticas de desenvolvimento.

O secretário municipal Paulo Salvi lembrou o ano de trabalho para atingir a meta de dispor a sala para funcionamento antes de 2018. “Este projeto representa a essência do que queremos transmitir ao empresário de Garibaldi. Independentemente da empresa ser de grande ou pequeno porte, a atenção será oferecida da mesma forma”, ressaltou. “Queremos uma aproximação ainda maior com as empresas e que a sala seja referência para o empresariado”, completou.

A inauguração contou com a presença de representantes de diversas entidades empresariais do município. Para a presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi – Apeme, Rosângela Zwirtes da Costa, o projeto deve facilitar os processos. “Nossa cidade tem muito da força e visão do empreendedor, e a sala representa a acolhida a ele, com informações e orientação”, afirmou.

A presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi, Alexandra Nicolini Brufatto, lembrou que o conceito vai além do espaço físico. “Para os nossos mais de mil associados, é fundamental haver essa iniciativa do poder público”, acrescentou.

O apoio a novos investidores foi lembrado pelo presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Rio Grande do Sul – Femicro, Leonir Nicaretta. “Acompanhamos a luta de quem está iniciando e é muito importante o poder público abrir este espaço, para os empresários terem ainda mais vontade de investir, contando com um apoio no começo de seu negócio”, avaliou.

O diretor do Sebrae regional, Rogério da Silva Rodrigues, elogiou a criação do ambiente e lembrou o trabalho de preparação junto a Administração Municipal, uma vez que a entidade é parceira na iniciativa. “Percebemos que o trabalho é feito por pessoas que querem fazer uma cidade melhor”, disse.

Representando o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnonolgia, Márcio Biolchi, participou do evento o diretor do Departamento de Promoção do Investimento Nacional e Sala do Investidor, Adriano Boff. “Desburocratizar a relação do investidor com o município é uma demanda muito grande. Além disso, é fundamental a aproximação com o Governo do Estado, para facilitar a busca por programas de incentivo”, destacou.

O prefeito Antonio Cettolin agradeceu a parceria das entidades empresariais. “A Sala do Empreendedor é uma sequência da Rede SIM. Tínhamos este compromisso com o empresário garibaldense e, junto com ele, vamos onde for necessário”, concluiu, no ato que definiu como de desenvolvimento, em meio a uma virada econômica iminente.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Univates prevê inverno com mais chuva e temperaturas acima da média

O inverno de 2026 começou oficialmente no domingo (21/6) e deve apresentar características diferentes neste ano. A estação deve registrar temperaturas acima da média...

Motociclista fica ferido em acidente no bairro Alesgut, em Teutônia

Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito registrado no fim da tarde desta segunda-feira (22/6), no bairro Alesgut, em Teutônia. A colisão entre...

Mulher fica ferida em colisão entre carro e carreta na ERS-128, em Teutônia

Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito registrado na tarde desta segunda-feira (22/6), na ERS-128, em Teutônia. A colisão entre um automóvel e...

Amsol promove capacitação e discute investimentos para a região

Prefeitos, gestores e servidores dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol) participaram de uma capacitação promovida pela DPM Educação...