Iniciada preparação do terreno que abrigará novo quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado

806
Área do futuro quartel do Corpo de Bombeiros fica localizada na Rua Nicolau Junges, no Bairro Montanha/Crédito da foto: Rafael Scheeren Grün/Divulgação

A preparação do terreno onde será construído o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado, em frente a Rua Nicolau Junges, no Bairro Montanha, iniciou nesta sexta-feira (08). O terreno de 1.464,74 m² foi considerado como área de utilidade pública pelo município, mediante a Lei nº 10.484 de 16 de outubro de 2017. Para viabilizar a construção do quartel, será feito o manejo da vegetação existente no local. Serão suprimidas 82 árvores, das quais 50 são nativas, com exemplares de Açoita-cavalo, Fumeiro, Grandiúva, Aroeira-vermelha, Chal-chal, Coerana, Pitangueira, Jerivá, Leiteiro e Tanheiro. Como medida compensatória pela supressão da vegetação nativa, será feita a reposição florestal de 260 mudas de espécies florestais nativas. “

Com relação às obras do quartel, elas devem iniciar após a realização do processo licitatório. O orçamento para obra, que deve compor o termo de referência do edital, gira em torno de R$ 1,2 milhão. A estrutura contará com área total de 1036 m², divididos em sala de operações, sala de atendimento, local de espera, sala de análise de projetos, administrativo, arquivo, alojamento feminino e masculino, almoxarifado, sala de reuniões, apartamento, auditório para 70 pessoas, cozinha/refeitório, academia, sala de estar, garagem de caminhões e veículos. A nova estrutura será erguida com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que possui, atualmente, cerca de R$ 1,2 milhão disponíveis.

- publicidade -