Parceria Sedesth e Sine auxilia busca de empregos e capacitação

908
Prefeitura realizou ao longo do ano cursos e reuniões para intermediação de empregos/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Os números finais do ano no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil (Caged), do Ministério do Trabalho, e de outras fontes só sairão em janeiro. Mas desde já a expectativa é que Estrela apresente mais uma vez números positivos. Muito reflexo dos investimentos, de parcerias e da colaboração mútua de setores como a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e a Agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Estrela, como também com as empresas locais.

Apesar de não terem um termo oficial de Cooperação Técnica, a Agência FGTAS/Sine e o município de Estrela comemoram a parceria. Localizadas na mesma rua, no Centro da cidade, os setores municipal e nacional mantêm sólida contribuição na troca de informações, currículos e no encaminhamento de candidatos a vagas de emprego no município, principalmente em empresas e indústrias que estão cadastradas através do programa Intermediação de Mão de Obra (IMO). No Sine também é possível encaminhar o seguro desemprego e realizar o encaminhamento da Carteira de Trabalho (CT). Débora Alves Ester (14 anos), moradora do Bairro Moinhos, foi retirar a sua nesta terça-feira (19/12). Sonha com o primeiro emprego. “Quero muito ajudar nas despesas de casa, meu pai e minha mãe”, diz. “Também pagar minha festa de 15 anos, que sempre sonhei.”

Conforme o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Estrela, Roberto Cardoso Guimarães, o resultado prático da colaboração entre a agência e a Prefeitura através do seu Departamento de Trabalho tem sido muito positivo. “Sabemos que pessoas procuram a Sedesth, assim como nos procuram aqui, em busca do emprego. Há um forte trabalho na secretária no encaminhamento de pessoas ao trabalho, como também na realização de cursos profissionais e capacitatórios, o que só vem a facilitar o que a nossa demanda exige. E esse mútuo conhecimento do que precisamos ou o que as nossas empresas requisitam, como também o que nossos candidatos oferecem e querem, facilitam o encaminhamento ao mercado com maior sucesso”, detalha. “Temos o programa Intermediação de Mão de Obra (IMO), que visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente”, afirma.

Segundo o secretário José Itamar Alves, as ações neste foco ganharam maior atenção. “Fomos atrás das empresas para entender suas necessidades e hoje elas já nos procuram também cientes de que podemos atender suas demandas. O volume destas relações é satisfatório porque as empresas viram que também investimos no trabalhador, seja ele mais jovem ou experiente, com serviços de psicólogos, assistente social e cursos de qualificação. O programa Jovem Aprendiz é um exemplo. Investir no jovem não é investir apenas no futuro, mas já no presente, pois é uma mão de obra cada vez mais utilizada”, diz. Para o secretário, parcerias como a que existe com o Sine são importantes. “Vieram a suprir algumas lacunas. Essa colaboração, troca de informações é mútua pois se percebeu todos ganham com ela. Quando um trabalhador consegue um emprego através da Sedesth, os números do Caged, do Sine melhoram. Quando um desempregado retoma uma vaga de trabalho através do Sine, ganha o município.”

Neste contexto, Guimarães destaca que se ainda não há números absolutos do ano, Estrela deverá ter mais uma vez números positivos. “O Caged, por exemplo, ainda está processando os números de novembro, e temos que considerar também dezembro, que sempre é muito positivo. Mas desde já, em uma balança simbólica que envolve carteiras de trabalho feitas, números do IMO e de seguros desemprego encaminhados, teremos números positivos”, avalia.

Carteira de Trabalho (CT)

Guimarães destaca que o fim do ano, por ser uma época que mais empregos são gerados, mesmo que temporários, é também um período propício para que as pessoas encaminhem a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho (CT). “Neste caso, principalmente o jovem, aproveitando no caso de quem ainda estuda, o período de férias. Mas vale destacar que o Sine funciona das 8h às 16h, mas sem fechar ao meio-dia. O atendimento é por ordem de chegada”, diz. “No caso de quem vem fazer a primeira via da Carteira de Trabalho, basta trazer a identidade, a certidão de nascimento e o CPF. A foto é feita aqui mesmo”, detalha. No ano já foram feitas mais de 800 unidades, a maioria de jovens entre os 14 anos (idade mínima exigida) e 17 anos. O Sine em Estrela fica localizado na Rua 13 de Maio, 298. Informações pelo telefone 3712-1878.

- publicidade -