Saúde apresenta ações aos moradores do Bairro das Indústrias, em Estrela

Encontro ocorreu no último dia 17. Próximo já está agendado para o dia 1º de fevereiro, em Arroio do Ouro

871
Moradores, servidores da pasta e secretário Schneider, no encontro realizado no Bairro das Indústrias

No último dia 17, a Secretaria Municipal da Saúde de Estrela realizou o segundo encontro para apresentar, à comunidade, as ações e serviços realizados. Foi no salão da Comunidade Católica do Bairro das Indústrias e contou com a presença de moradores, equipe técnica do ESF do bairro, representante do Samu, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adeli Scheeren, e do secretário Elmar Schneider. “É uma oportunidade para que os moradores e usuários da saúde possam dialogar, conhecer os serviços, saber onde estamos aplicando os recursos públicos, apresentar críticas e sugestões”, observa Schneider.
Além de exibir os números relativos a atendimentos e os serviços disponibilizados, também foi apresentada a equipe do ESF, que pôde falar sobre suas funções na unidade. A coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, enfermeira Carmen Liane S. Henstscke, falou sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Também se manifestou o técnico em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), André Costa Zolin, que explicou aos presentes como são feitos os atendimentos.
O secretário Elmar Schneider ressaltou que Estrela tem 33 mil habitantes e realiza, mensalmente, em torno de 20 mil consultas. “Significa que 60% da população é atendida de forma gratuita pelos serviços de saúde do município, totalizando 235.657 atendimentos em 2017”, frisou. Ele destacou, ainda, que a parceria público-privada entre a Prefeitura de Estrela e Univates possibilitou a criação do Centro de Atendimento Materno-infantil, que está em pleno atendimento.
O próximo encontro já tem data marcada. Será no dia 1º de fevereiro (quinta-feira), a partir das 20h30min, na Comunidade Católica de Arroio do Ouro.

- publicidade -