Atos de vandalismo provocam danos ao patrimônio público em Paverama

823
Mangueiras são danificadas

O Departamento Municipal de Abastecimento de Água de Paverama – Demaap vem divulgou uma série de constantes casos de vandalismo ao patrimônio público no município. Muitos sinistros vem ocorrendo nas casas de cloro dos poços de abastecimento de água, tais como depredação das casas de cloro, seguido de arrombamento.

Em um caso isolado, de uma casinha que está em construção no bairro Morro Bonito, defecaram dentro da mesma várias vezes. Também está ocorrendo cortes das mangueira de cloro, registro de cloro sendo fechado, prejudicando assim o tratamento da água, que é de fundamental importância para uma água de boa qualidade para beber.

Mangueiras são danificadas

Outro ponto que está sendo alvo de vandalismo são às redes de água, onde ocorreu fatos como fechamento de registros e registros sendo quebrados. Em casos de casas abandonadas e terrenos baldios estão abrindo ou quebrando os quadros de águas, o que acarreta em vazamentos.

“Atitudes como essa causa, não só prejuízo a prefeitura, como também a população que acaba ficando sem agua, até que o problema seja detectado e consertado” destacou o Coordenador do DEMAAP, Ederson Borba.

O Departamento Municipal de Abastecimento de Água de Paverama orienta a população que quando ver alguém suspeito mexendo nas redes de água denunciem. O contato pode ser feito pelo telefone 051 9 9997 – 9255.

Importância do tratamento da água:

Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita a vigilância da qualidade da água.” Capítulo I, art. 2º da Portaria nº. 518, de 25/04/2004 do Ministério da Saúde. O uso do cloro na desinfecção da água assegura eficiência e não é nociva ao ser humano. O cloro age sobre os microrganismos patogênicos que podem estar presentes na água.

Não é nocivo ao homem na dosagem requerida para a desinfecção e não altera outras qualidades da água, depois de aplicado. É de fundamental importância a conscientização das pessoas para o uso da água tratada (potável) a fim de prevenir doenças de veiculação hídrica. Os principais agentes biológicos encontrados em águas contaminadas são as bactérias patogênicas, os vírus e os parasitos, que constituem uma das principais fontes de morbidade e mortalidade.

- publicidade -