Por maioria de votos, Câmara aprova o arquivamento da investigação do prefeito Jonatan Brönstrup

4960
Sessão teve bom público presente/Crédito da foto: Paloma Griesang

Com a casa cheia, a Câmara de Vereadores de Teutônia realizou nesta quarta-feira (30/05) Sessão Extraordinária para votar o Parecer Prévio da Comissão Processante nº 02/2018. A votação será pelo arquivamento ou não da investigação sobre a participação do prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) nos casos de corrupção apontados e investigados pelo Ministério Público – Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas).

Por maioria de votos, foi aprovado o arquivamento da investigação. Foram favoráveis ao arquivamento os vereadores Juliano Körner (PSDB), Marcos Quadros (PSDB), Keetlen Link (PSD), Cleudori Paniz (PSD), Eloir Rückert (PSDB) e Claudiomir de Souza (PP).

Foram contrários ao arquivamento os vereadores Délcio Barbosa (PPS), Pedro Hartmann (MDB), Diego Tenn Pass (PDT) e o suplente Emílson Eloir Costa “Tafu” (PP). A sessão registrou ainda a ausência do vereador  suplente André Böhmer (PT).

Os vereadores contrários ao arquivamento defendem que a investigação não era somente sobre o envolvimento direto do prefeito nos fatos da operação, mas também pela omissão ou negligência diantes do fatos. Eles também defendem que é papel dos vereadores investigar e que seria oportunidade do prefeito de apresentar sua defesa. Os vereadores favoráveis entenderam que o parecer da Procuradoria dos Prefeitos (e depois do Tribunal de Justiça) de retornar os autos judiciais a Teutônia – por não ser constatado envolvimento do prefeito nos casos de corrupção – e a defesa prévia do prefeito demonstram que não haveria necessidade de continuar a investigação da Comissão Processante.

A Comissão Processante é integrada pelo presidente Délcio José Barbosa (PPS), relator Claudiomir de Souza (PP) e secretário Cleudori Paniz (PSD).

A sessão teve grande público. Ao final da votação, os ânimos ficaram exaltados e muitas pessoas demonstraram indignação com a decisão dos vereadores. Informações completas na edição de sábado (02/06) da Folha Popular.

Ânimos ficaram exaltados ao fim da sessão/Imagens: Paloma Griesang

 

- publicidade -