Profissionais da Educação Infantil de Teutônia recebem qualificação do Semear

905
Qualificação foi ministrada por profissionais do Semear

Durante o mês de julho, profissionais das escolas municipais e comunitárias de Educação Infantil, tiveram qualificação ministrada pelo Serviço Municipal de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (Semear) de Teutônia. Mais de 200 educadores participaram dos encontros, que ocorreram no Sínodo Vale do Taquari e no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), no Bairro Centro Administrativo.

O ciclo de palestras focou o tema “Pré-Requisitos para a Alfabetização” e foi ministrado aos professores e monitores por profissionais que atuam no Semear: a fonoaudióloga Vanessa Spolavori e a professora e psicopedagoga Cristiane Loposzinski. “Com orientações e dicas práticas de como trabalhar as questões da alfabetização, enfatizamos a importância de respeitar a fase de desenvolvimento de cada criança, assim como o estímulo da fala correta, dando exemplo, sem reprimir”, destacam as profissionais.

A formação ainda enfocou a importância de usar e conhecer o próprio corpo. “Repassamos questões de psicomotricidade e orientações sobre o que é esperado para cada idade nos primeiros meses e anos da criança. Outra questão abordada foi a importância da comunicação entre o cuidadores e crianças de berçário, ou seja, falar com calma, conversando com a criança ou bebê, como durante a troca de fraldas”, expõe.

As profissionais ainda lembram a importância da Educação Infantil para a aprendizagem. “É uma fase muito importante. É uma fase de muitas aquisições na vida da criança, de experimentações, onde as crianças estão se conhecendo, recebendo todas as informações. Estes registros podem ser feitos de forma lúdica e vivenciados com o próprio corpo”, explicam.

Um dos objetivos do Semear é oferecer a qualificação aos profissionais da educação, desde daqueles que atuam com os bebês até aqueles que trabalham com as séries finais do Ensino Fundamental. Interligado a outros setores de proteção e fortalecimento de vínculos, o Semear tem como um dos objetivos a articulação dos saberes técnicos, científicos e pedagógicos.

- publicidade -