Creas é inaugurado em Estrela

Autoridades e convidados prestigiaram a cerimônia, realizada em frente à unidade, na manhã desta quarta-feira

1047
Autoridades e secretário José Alves fizeram o desenlace da fita inaugural/Crédito da foto: Jaqueline Backes/Divulgação

A Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22.08), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Centro oferece serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, atendendo a famílias e indivíduos com direitos violados. Busca a orientação, apoio e fortalecimento sociofamiliar e comunitário, diferenciando-se da proteção social básica por tratar-se de atendimento dirigido às situações em que os direitos das pessoas foram violados.

A cerimônia foi aberta pelo Coral do Gracie, e contou com a presença de autoridades, entre as quais a juíza Caren Letícia Castro Pereira, promotora de Justiça Andrea Barros; presidente do Legislativo Marco Wermann; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Anelise Hausmann, além de secretários, servidores, e outras lideranças. O titular da Sedesth, José Itamar Alves, destacou que desde 2014 o município vinha arcando com todas as despesas do Creas. Em agosto conveniou com o governo federal e passa a receber verbas da União, possibilitando que tenha uma equipe completa. “Demos um passo à frente na qualidade do atendimento”, frisou. Hoje, segundo ele, o custo mensal com o atendimento especializado fica em torno de R$ 30 mil e a partir deste mês o governo federal começa a repassar R$ 8,7 mil. Conforme Alves, este valor pode parecer pouco, mas para a manutenção dos serviços é uma grande conquista. “Estamos muito felizes com este passo à frente. Para nós é motivo de muita alegria”, afirmou.

Para a juíza Caren Letícia Castro Pereira este é um serviço de referência na área social que vai conseguir atender muitas demandas do município. Ela sinalizou a necessidade do atendimento nas questões que envolvem violência doméstica. “Estamos, inclusive, articulando um fluxograma para encaminhamento das vítimas para trabalharmos de uma forma mais ampla na família, a fim de evitar a reincidência. Queremos atuar no foco do problema. Se for alcoolismo, drogadição, identificar o que está desestabilizando aquela família e de que forma ela pode ser auxiliada”, disse. Acredito que a área da infância também será muito beneficiada, frisou.

Já a promotora Andrea Barros enfatizou que o Creas está estruturado e trabalhando de maneira efetiva. Segundo ela, além da infância há a situação dos idosos, que também pode vir a ser necessário o uso da equipe para soluções de conflitos dentro das famílias. “Atuo com a infância e idosos e acredito que mais pessoas serão beneficiadas com o aumento da estrutura da equipe”, disse. Após as manifestações houve o desenlace da fita inaugural, quando os convidados puderam conhecer as instalações do Creas e participar de um coquetel.

- publicidade -