Chefe do Cartório Eleitoral de Teutônia fala sobre o andamento do pleito

1845
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

O fluxo de votação é tranquilo na 125ª Zona Eleitoral, de Teutônia, neste segundo turno. Conforme o chefe do cartório eleitoral Alex Sandro Rushel, o maior acúmulo de filas foi entre às 08h e às 09h. “Até agora não temos registro de filas maiores nos locais de votação. Lembrando que a votação vai até às 17h”, destaca.

Conforme Rushel, houve troca de urnas, inclusiva, antes da votação iniciar. Todas as urnas que apresentaram problema foram substituídas e já estão funcionando. “Isto é um processo previsto em lei. Se a urna, que é um computador, dá problema, ela é substituída. Sem perda de votos, sem nenhum problema para o eleitor”, explica.

A 125ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Teutônia, Paverama, Westfália, Imigrante e Poço das Antas.

Auditorias para dar transparência

Rushel fala também das auditorias feitas pelo eleitor nos locais de votação. Conforme o chefe de cartório, é uma determinção do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Busca trazer ainda mais transparência e confiabilidade ao procedimento, à urna eletrônica”, explica. Ele lembra que os eleitores são convidados para conferire que dá sim para ver as fotos de todos os candidatos. “Lógico, depois o eleitor vai corrigir o voto, e daí sim, ele sozinho vota. Mantendo o sigilo da votação”, lembra. Qualquer eleitor pode ser voluntário e solicitar, junto à sua seção eleitoral, para realizar este teste, que consiste em uma verificação se os dois candidatos para cada cargo constam na urna eletrônica. Ao ir votar, o eleitor voluntário pode solicitar o teste ao presidente de mesa. São convocados três eleitores que estão na fila, mais o presidente de mesa, fiscais de partidos se estiverem presentes. O presidente de mesa habilita o voto, todos vão para trás da cabine de votação e aí faz os testes dos candidatos que estão na urna. “Isso é justamente um procedimento para a gente tentar desmistificar as notícias falsas em série que estão jogando má reputação em cima das urnas eletrônicas”, destaca.

Durante a tarde, o cartório eleitoral deve realizar outras auditorias com os eleitores em seções de Teutônia. “Alguns eleitores nos ligam, dizem que não deu para ver a foto do seu candidato. Quem trabalha na Justiça Eleitoral, ou já foi mesário, sabe que muitas vezes é a questão do eleitor ter apertado o número do candidato e o confirma imediatamente. Ou seja, não esperou nem aparecer a foto. Então a gente sabe que aparece a foto de todos os candidatos. Então onde recebemos este relato, vamos fazer essa auditoria”, avalia.

Ele lembrou também da urna na seção nº 45 de Teutônia, na Comunidade Betânia do Bairro Boa Vista, que foi sorteada para ser auditada em votação paralela no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). “Isso dá, de novo, transparência e legitimidade ao processo. É um sorteio, ela foi escolhida de maneira aleatória”, afirma.

Veja mais

Justiça Eleitoral inova com auditoria feita por eleitor direto na urna

Teutônia tem urna sorteada para ser auditada em votação paralela no TRE

Auditoria feita por eleitores é usada para esclarecer situação na Escola 24 de Maio

- publicidade -