Iniciadas obras para conclusão do Posto de Saúde do bairro Campestre, em Lajeado

1162
Obra deverá ser encerrada em até 90 dias/Créditos da foto: Rafael Scheeren Grün/ Divulgação

As obras para conclusão do posto de saúde do Bairro Campestre, em Lajeado, foram iniciadas nesta segunda-feira (26/11). A nova empresa, que venceu a licitação para a conclusão da obra, deverá concluir os trabalhos em 90 dias. Com a obra, o posto terá sua área mais do que duplicada em tamanho. A segunda licitação aberta pela Prefeitura para definir a empresa que terminará as obras de reforma e ampliação do posto de saúde do Bairro Campestre – Tomada de Preços nº 21-02/20108 – teve seu resultado homologado no dia (24/10). A empresa contratada para terminar a obra é a Jonas Abel Schmitt Construções, e o valor do contrato é de R$ 178.117,24. Até o momento, já foram investidos R$ 176.946,51 na obra, que está 65% executada.

Entenda o caso

A obra de reforma e a ampliação do posto foi licitada pela primeira vez em 2016, mas uma sucessão de reveses impediu sua conclusão. A empresa vencedora da primeira licitação iniciou obras em (07/11/16). Segundo o secretário de saúde de Lajeado, Tovar Grandi Musskopf, os problemas começaram quando o governo federal atrasou o repasse de recursos em 2017, o que atrasou os pagamentos para a construtora. Os valores totais chegaram apenas no final de 2017, exigindo prorrogações no prazo para que a empresa terminasse a obra. O prazo total, incluindo as prorrogações, se estendeu até o dia (07/06/18), totalizando 19 meses para a execução. O último aditamento de prazo, ocorreu em março de 2018, quando ficou acordado de que em 90 dias seria possível terminar a obra. Entretanto, a construtora não terminou a reforma e ampliação da unidade de saúde no prazo combinado. Em razão disso, a prefeitura decidiu não renovar o contrato, que teve sua vigência terminada em (08/06/18). Sem a renovação, abriu-se então a possibilidade de realizar novamente uma licitação para viabilizar o término da obra, que está 65% executada.

A obra

O posto de saúde tinha 136,28 metros quadrados de área construída. Após a conclusão das obras, será ampliado em mais 161,48 metros, totalizando 297,76 m², o que significa que ficará com mais que o dobro do tamanho anterior. O novo espaço será dividido em sala de espera, sala de reuniões, sala de recepção, farmácia, copa, banheiro para servidores, sala de administração e gerência, sala de nebulização, sanitários para pacientes, sala de vacinas, consultório odontológico, sala de curativos e procedimentos, três consultórios para atendimento médico, sala de esterilização, almoxarifado, depósito de material de limpeza, abrigo de resíduos comuns, biológico e para depósito de lixo.

- publicidade -