Dois profissionais do programa Mais Médicos se apresentam em Teutônia

2312
Paulo (d) e Renato (c) se apresentaram nesta terça-feira (04/12)/ Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/ Divulgação

Dois dos três profissionais inscritos no programa Mais Médicos para atuarem em Teutônia se apresentaram à Secretaria de Saúde nesta terça-feira (04/12). Na ocasião eles entregaram os documentos necessários para a validação de alocação pelo gestor no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). A Secretaria de Saúde ainda está definindo em qual Estratégia de Saúde da Família eles atuarão.

Nesta terça-feira, se apresentaram os médicos Paulo Roberto de Oliveira Mattos, do Rio de Janeiro (RJ), e Renato Luiz Menezes de Lucena, de Condado (PE). O município ainda aguarda o médico Wilen Norat Siqueira se apresentar no município, cujo prazo vai até o dia 14 de dezembro. Os três médicos brasileiros substituirão as médicas cubanas Yusimi Martinez Ordunez, Yudiennys Acosta Pupo Arnt e Kaliannis Perez Dominguez. Elas devem deixar o Brasil nos próximos dias, após o governo de Cuba anunciar a saída do programa Mais Médicos.

Paulo Mattos e família foram recebidos pelo prefeito, Jonatan Brönstrup/ Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/ Divulgação

Paulo Roberto de Oliveira Mattos tem 70 anos e se formou em medicina em 1974 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, hoje UniRio. Por mais de 30 anos atuou no Hospital Souza Aguiar, um dos maiores hospitais públicos do Rio de Janeiro. Além da área clínica, também possui formação em oftalmologia. Como hobby faz pintura sacra, com inspiração renascentista e barroca. Ele deve iniciar os trabalhos em Teutônia até o dia 14 de dezembro.

Mattos está otimista com a oportunidade de atuar em Teutônia. “Vou tentar ser aquele médico que eu sempre fui durante 40 anos e fazer aquilo que é o melhor para o paciente. O paciente está acima de tudo. Entre Deus e o paciente está o médico. O paciente está ali porque precisa de ajuda e o médico precisa estar 100% relacionado com esta ajuda. O paciente precisa ser atendido com amor, precisa saber que é querido pelo médico. Isso se faz olhando no olho do paciente e o tratando como se fosse a autoridade máxima de uma nação”, frisa. Ele veio acompanhado da esposa Maria José Mattos e do filho Márcio Correa.

Renato Luiz Menezes de Lucena tem 23 anos e se graduou em Medicina em 2018 pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. Será sua primeira experiência atuando como médico. Nesta quarta-feira (05/12), ele já iniciou o seu trabalho. Neste meio tempo, o profissional ainda quer conhecer as características e o perfil médico do município.

Assim como Mattos, Lucena está confiante em executar um bom trabalho em prol da população teutoniense. “Eu tenho um grande apreço pela atenção primária em saúde. Então, acredito que ela seja uma grande oportunidade de fortalecimento do nosso SUS. Através do sistema Mais Médicos, acredito que possamos abranger os cuidados que os cidadãos de Teutônia de fato precisam. Em Pernambuco tive uma formação muito forte dentro da própria atenção primária à saúde. Tenho muita vontade de colocar tudo isso em prática e de contribuir com a saúde de Teutônia”, enaltece.

O secretário de saúde, Hélio Brandão, está otimista com a vinda dos novos profissionais. “São dois profissionais que já irão contribuir em muito com esse novo olhar que estamos dando à saúde do município. Um dos médicos tem toda uma bagagem na área médica, enquanto o outro vem com sede de mostrar o seu trabalho. Não tenho dúvidas de que farão um excelente trabalho”, salienta.

O prefeito Jonatan Brönstrup, está confiante com a vinda dos novos médicos. “Percebemos que eles exercem a sua missão de cuidar do próximo, com muito amor. E isso é fundamental para que tenhamos inúmeros avanços na saúde. Eles vêm agregar à nossa missão de governo, de cuidar das pessoas. Que eles sejam bem-vindos ao município e que possam executar, da melhor forma possível, o seu trabalho”, sublinha.

- publicidade -