Ecoponto recebeu mais de 28 toneladas de lixo eletrônico até novembro em Carlos Barbosa

864
No mês de Dezembro estima-se que o número de Lixo Eletrônico recolhidos, pode ser superior a 30 toneladas/ Crédito da foto: Thais Cristina Formentini/Divulgação

Visando possibilitar a destinação correta de equipamentos eletrônicos, Carlos Barbosa conta com o Ecoponto. Quando despejados em vias públicas e terrenos baldios, estes materiais podem ocasionar diversos problemas para a população, além de contaminar o meio ambiente com substâncias nocivas, que são altamente prejudiciais à saúde humana, de animais e plantas.

Assim, a Administração disponibiliza para a comunidade um espaço, localizado na antiga garagem do prédio da prefeitura, para descarte de computadores, impressoras, celulares, TVs, DVDs, VHS, equipamentos de áudio, geladeiras, freezers, máquinas de lavar roupas, ar-condicionado, e aparelhos menores, como, batedeira, liquidificador e ferro de passar.  

Até novembro deste ano, mais de 28 toneladas de eletrônicos foram descartadas no local, mais do que o dobro entregue no ano de 2017, que totalizou 13 toneladas. E ainda, o Chefe de Ações Ambientais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Ernesto Fabrin, estima que ao somar os números relativos ao mês de dezembro, a quantidade de eletrônicos coletados em 2018 deve ser superior a 30 toneladas.  

Além disso, Fabrin ressalta que o Ecoponto não recebe pilhas, cartuchos, tôner, latas de tintas, pneus e lâmpadas, tendo em vista que estes materiais precisam ser deixados no local onde foi efetuada a compra, de acordo com legislação federal. Dúvidas sobre o Ecoponto podem ser esclarecidas através do (54) 3461-8877, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.


- publicidade -