2018: um ano de crescimento para o EAD Univates

Educação a distância já conta com mais de mil alunos e 17 polos

668
Mapa de cidades que a Univates EAD atende/ Crédito da foto: Lucas George Wendt/ Divulgação

Após ser anunciada no final de 2017, a Educação a Distância (EAD) da Univates iniciou as aulas em 2018. Nesse período, a modalidade cresceu não apenas em relação ao número de alunos, mas também na estrutura oferecida. Em relação ao número de estudantes, a modalidade EAD registrou expansão de 56% se forem comparados os números de matrículas no módulo 1 de 2018, realizado entre fevereiro e abril, e no módulo 4, com atividades entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

De acordo com o vice-reitor e diretor de educação a distância da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, o aumento na procura foi além do esperado quando os cursos nessa modalidade foram lançados. “Embora os números acompanhem a tendência nacional, em que um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior é aluno de cursos a distância, tendo em vista ser uma oferta nova para a Univates, os resultados superaram nossas expectativas”. De acordo com o Censo do Ensino Superior, as matrículas em EAD cresceram 17,6% de 2016 para 2017. “No último ano, nosso aumento foi significativamente maior do que a média nacional”, afirma ele.

O número de cursos oferecidos também aumentou durante o ano. Dos 13 cursos inicialmente oferecidos, atualmente são 16 cursos superiores, entre tecnologia, bacharelados e licenciaturas. De acordo com Cyrne, a expansão no número de cursos tem sido planejada levando em conta os que possuem potencial para formar novas turmas, as estruturas necessárias nos polos, entre outros fatores. “Precisamos destacar que os conteúdos são produzidos por professores da Univates que também atuam nos cursos presenciais e que têm sólida formação acadêmica e identificação com a cultura da Instituição, o que nos traz tranquilidade de que a qualidade dos cursos presenciais estará presente na modalidade EAD”, explica.

Cyrne destaca ainda que apesar de a modalidade ter ganhado impulso no último ano, o primeiro curso EAD da Univates teve início em 2015 e recentemente foi muito bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), alcançando nota 4 em uma escala de 1 a 5.

De janeiro a dezembro de 2018, houve aumento de 13 polos, estando a Univates presente atualmente nos municípios de Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Encantado, Estrela, Lajeado, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires.

- publicidade -