Lajeado conta com três feiras de produtos orgânicos

3206
Feira de Agricultores Agroecologistas no Shopping Lajeado/ Crédito da foto: Rafael Grun/ Divulgação

Verduras, legumes e frutas da estação e cultivados sem agrotóxicos podem ser encontrados em três diferentes pontos da cidade de Lajeado. Uma alternativa ao modelo tradicional, os alimentos agroecológicos são comercializados em feiras orgânicas que acontecem semanalmente na Univates, na Praça João Zart Sobrinho (Bairro Americano) e no Shopping Lajeado durante todo o ano. A primeira feira de produtos orgânicos de Lajeado, a da Univates, volta a funcionar no dia 14 de fevereiro, e as outras duas feiras seguem funcionando durante as férias.

Feira Regional de Agricultores Agroecologistas no Bairro Americano/ Crédito da foto: Pietra Darde/ Divulgação

“Já são três feiras orgânicas semanais em Lajeado. Percebemos um aumento na procura por uma vida mais sustentável, que se mostra cada vez mais necessária para a preservação dos recursos naturais. As feiras oportunizam que as famílias agricultoras tenham um contato direto com os seus próprios consumidores e permite que abracem a mesma causa”, conta a engenheira agrônoma da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Anelise Bohn.

As feiras reúnem agroecologistas de diversos municípios da região que oferecem produtos orgânicos, devidamente certificados ou em processo de certificação para a comunidade.

Há mais de 10 anos, o agricultor Daniel Purper, integrante do grupo Organização de Controle Social (OCS) Orgânicos do Vale, cultiva os alimentos livres de agrotóxicos. A certificação veio há dois anos, quando passou a oferecer seus alimentos saudáveis nas feiras da Univates e na Praça do Papai Noel (João Zart Sobrinho).

“A procura é grande, e as vendas estão sempre aumentando. As pessoas se impressionam com a qualidade e a variedade dos alimentos que são produzidos”, disse Daniel.

Conheça as feiras agroecológicas em Lajeado:

Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas da Univates

Quando: toda quinta-feira, das 16h30min às 19h30min. No período de férias a feira não funciona. A reabertura será no dia 14 de fevereiro.

Onde: estacionamento coberto entre os Prédios 3 e 7, na Univates

Foi a primeira feira orgânica do município. A atividade é promovida pela Univates e reúne agroecologistas do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, da Organização de Controle Social (OCS) Defensores da Natureza, da OCS Orgânicos do Vale e da OCS Orgânicos de Alto Arroio Alegre.

Feira de Agricultores Agroecologistas no Shopping Lajeado

Quando: toda quarta-feira, das 16h30min às 20h

Onde: no 1º piso do Shopping Lajeado

Inaugurada em outubro de 2018, a feira é uma iniciativa do Shopping Lajeado, Emater/RS-Ascar, Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e da prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).

A feira conta com a oferta de produtos orgânicos cultivados pelos grupos de Organização de Controle Social (OCS), Orgânicos do Vale e Defensores da Natureza, formados por agricultores dos municípios de Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Arroio do Meio e Lajeado. A prefeitura auxilia na organização e controle da feira, promovendo reuniões, orientando sobre os regulamentos, bem como realiza a intermediação entre a equipe do Shopping e agricultores.

Feira Regional de Agricultores Agroecologistas no Bairro Americano

Quando: toda segunda-feira, das 17h às 20h (horário especial de verão).Em março, a feira voltará a funcionar das 15h às 19h.

Onde: na Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel), no Bairro Americano

A iniciativa é resultado de uma parceria entre prefeitura de Lajeado e Emater-Ascar/RS com a AAVT, contando com o apoio da Associação de Moradores do bairro Americano. O espaço tem como fornecedores agricultores familiares oriundos de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Forquetinha, Santa Clara do Sul e Dois Lajeados.

- publicidade -