Projeto Ajudarinho da Univates auxilia estudante a se formar em enfermagem

Estudante beneficiado pelo Programa Ajudarinho da Univates se formou em Enfermagem no sábado (12/01)

1033
Comissão do Ajudarinho prestigiou Henrique no sábado (12/01)/ Crédito da foto: Natália Bottoni/ Divulgação

“Mãe, nós conseguimos”. Dizendo essa frase o estudante de Enfermagem da Univates Henrique da Rosa entrou na porta da sua casa após saber que passaria a contar com o benefício do Programa Ajudarinho na faculdade, em julho de 2016. Dois anos e meio depois, a data do dia 12 de janeiro de 2019 ficará marcada para sempre em seu coração: foi o dia em que ele comemorou a formatura do seu curso na Univates.

Tudo começou em 2006, quando Henrique começou a realizar o seu grande sonho: se formar na Instituição na área da saúde. “Por semestre, eu fazia uma, duas disciplinas no máximo. Não tinha condições financeiras de pagar mais do que isso. Tive que trancar a faculdade”, conta. Com cinco irmãos em casa e seus pais, nos finais de semana, ele trabalhava para recuperar as horas que não trabalhava por causa da aula durante a semana e para ajudar a família financeiramente.

A situação mudou quando o aluno conheceu o Ajudarinho: passou a ganhar 80% de desconto e duplicou o número de disciplinas. “Eu sabia que um dia ia me formar, mas era um sonho distante. Podia demorar cinco, dez, quinze anos para acontecer. Algo incerto”, afirma.

A cada seis meses a comissão do Programa realizava uma reavaliação do auxílio de Henrique, para conferir se a situação financeira continuava a mesma. Além disso, suas notas e faltas nas disciplinas eram analisadas. “Sempre procurei ter um olhar mais amplo na área da saúde, ter um cuidado especial e respeito com as pessoas que atendo. Saber que elas estão com dor em alguma parte do corpo não é suficiente: é preciso saber o que está acontecendo por trás daquilo”, justifica.

“O Ajudarinho transformou a minha vida. Eu só tenho a agradecer e não tenho palavras. É uma oportunidade para quem corre atrás da forma que pode mas não tem dinheiro para pagar. Contribui para que muitas pessoas não desistam dos seus sonhos. É a concretização deles, não fica só no imaginário”, reconhece. Em um futuro próximo, Henrique pretende atuar profissionalmente na sua área. “Que bom que existem essas pessoas que contribuem com o Programa, esses anjos. Graças a eles que eu consegui. Espero um dia poder participar também”, finaliza.

Quer fazer a diferença na vida de alguém?

O Programa Ajudarinho concede bolsas de estudo de até 80% do valor da mensalidade para alunos carentes da Univates. Funcionários, estagiários, diplomados e comunidade podem ser doadores e as adesões podem ser realizadas neste link. Outras formas de doação ocorrem por meio de eventos vinculados ao Programa e também com valores pagos por empresas que realizam ações no campus da Universidade. Para cada público existe uma forma de adesão, e o valor de contribuição é definido pelo doador. Os alunos beneficiados participam de edital específico que é divulgado neste link.

Após inscrição, a comissão avalia cada candidato por meio de critérios. É observado o índice de carência do aluno, para que a indicação seja justa, entre outros. Não há previsão de divulgação do próximo edital, mas provavelmente haverá nova oportunidade neste ano. “A Univates sabe a diferença que o estudo faz na vida das pessoas e as possibilidades que podem surgir a partir dessa oportunidade. O Ajudarinho estimula o espírito de solidariedade e colaboração com o próximo. Essa preocupação com o outro é saudável e promove valores essenciais”, declara a coordenadora do Programa, Cristine Heineck.

A profissional afirma que é gratificante toda vez que algum beneficiado pelo Programa chega à sua formatura. “Um pequeno gesto pode se tornar algo significativo e fazer a diferença na vida de alguém. A frase que usamos no Ajudarinho é ‘Dando asas para alguém voar’, e ela simboliza essa sensação de colaborar para concretização de um sonho”, conclui.

Para conferir mais informações sobre o Programa, clique aqui ou contate pelo e-mail [email protected].

- publicidade -