Avó de dois netos comemora formatura em Psicologia pela Univates

Eneida afirma que idade não é impedimento para estudar

1586
Eneida também é formada em administração, porém não exerceu sua profissão pois dedicou-se a família

A vida escolar da dona de casa Eneida Wagner iniciou quando ela tinha cerca de cinco anos de idade. Cinquenta e dois anos depois, afirma que o estudo continuará fazendo parte da sua vida, pois ele já foi motivo de muitas comemorações. Para completar esta trajetória, no sábado (12/01), ela se formou em Psicologia pela Univates.

Tudo começou em 1967, quando Eneida passou a frequentar o jardim de infância. Após a pré-escola, iniciou a primeira série em uma escola de Lajeado, na qual permaneceu até concluir o Ensino Médio. No vestibular, optou pelo curso de Administração. Durante a faculdade, conheceu o seu marido. Em quatro anos se formou e após casou-se. “Tivemos três filhos. Para me dedicar à família, não exerci a profissão”, conta.

Com os filhos adultos, vieram os netos. Para Eneida, voltou a antiga vontade de estudar. “Escolhi Psicologia pela vocação. Gosto de ajudar as pessoas nos seus sofrimentos e dificuldades”, afirma.

Idade não é impedimento

“É saudável estar com a mente ativa na minha idade. Obtenho novos conhecimentos e experiências para a vida e para o exercício da minha profissão”, afirma Eneida. Com 57 anos, ela iniciou uma pós-graduação com foco em aconselhamento pastoral familiar, relacionada à sua área, sendo a maioria dos professores psicólogos.

“Acredito que pessoas da minha idade podem contribuir com a sociedade profissionalmente, de forma que se adeque o ritmo próprio às condições da idade”, explica. Ela acredita que sempre há tempo para estudar. “Pode ser uma chance de um novo trabalho, quem sabe? Sempre vale, é um aprendizado. A idade não é impedimento nem motivo para não tentar”, finaliza.

Inscrições abertas para o Vestibular

Você se identifica com Eneida ou com a área da saúde? Há várias opções nesse ramo no Vestibular Univates, que está com as inscrições abertas neste link.

No total são 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou o aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos – presenciais ou EAD – é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. O vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova. Saiba mais clicando aqui.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

- publicidade -