Professores dos Núcleos de Cultura de Teutônia planejam atividades para 2019

769
Reunião ajustou detalhes para 2019/ Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/ Divulgação

Na terça-feira (05/02) a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia se reuniu com os professores dos Núcleos de Cultura para planejar as atividades de 2019. O encontro foi realizado no Sínodo Vale do Taquari e, na oportunidade, foi definido que os Núcleos de Cultura iniciarão suas atividades no dia 11 de março, exceto a Capoeira, que já iniciou nesta quarta-feira, (06/02).

Durante os próximos dias, os professores irão contatar os alunos que estavam matriculados nas oficinas do ano passado, para verificar o interesse ou não naquele Núcleo de Cultura. Após este levantamento, os professores informarão o número de vagas disponíveis, para que então, novas matrículas possam ser feitas junto à Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, sala 17 da Prefeitura, a partir de segunda-feira (11/02).

Ainda foi definido durante a reunião que, por ora, estão mantidos os mesmos locais para a realização das oficinas. A intenção também é oportunizar, ao longo do ano, mostras de trabalhos e talentos em espaços públicos e em eventos, como o Arte na Rua, que ocorre sempre no quarto domingo de cada mês.

Conforme a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rosana Schneider Rührwiem, os Núcleos de Cultura valorizam as manifestações artístico-culturais do município. “Teutônia, por si só, é rica culturalmente. Então, os Núcleos de Cultura levaram toda a nossa arte e cultura às comunidades, através de oficinas que, consequentemente, evidenciam e oportunizam a continuidade das nossas tradições”, frisa.

O subsecretário da pasta, Jean Marcos de Melo Galvão, ressalta que os Núcleos de Cultura oportunizam a revelação de novos talentos. “Com professores capacitados, os alunos dos Núcleos de Cultura aprimoram o seu talento ou descobrem habilidades que não sabiam que tinham. Além disso, são atividades sadias e que se refletem na qualidade de vida dos alunos participantes”, coloca.

Atualmente, os Núcleos de Cultura atendem a mais de 700 alunos de diversas faixas etárias, em várias oficinas artístico-culturais, como pintura, canto coral, instrumentos, capoeira, dança, entre outras. As oficinas são realizadas em sedes de entidades e escolas, levando arte e cultura para vários bairros. A seguir, confira as oficinas oferecidas.

OFICINAS DOS NÚCLEOS DE CULTURA

– Bateria, com Luis Pereira (Luisinho). Local: Associação Paz (Bairro Teutônia) e EMEF Dom Pedro I

– Capoeira, com Claiton Crovatto Júnior. Local: EMEF 24 de Maio, CEMEF, Comunidade Martin Luther (Melhor Idade e especiais) e Parque Poliesportivo

– Coral Calçadista/Coral Jovem Municipal/Teclado/Violão, com Marlon Gaussmann. Local: Siticalte e Ieceg/CNEC Teutônia

– Coral Municipal/Coral Municipal Anos Dourados. Local: Sínodo Vale do Taquari

– Desenho, com Sandra Cristina Pott. Local: Siticalte

– Gaita, com Marco Osterkamp. Local: Comunidade Católica Cristo Rei

– Guitarra/Baixo/Violão, com Arthur Wiebusch. Local: Ieceg/CNEC Teutônia

– Orquestra Infanto-Juvenil, com William Bayer. Local: Comunidade Redentor

– Pintura em tela, com Sílvio Farias. Local: Associação Paz (Bairro Teutônia)

– Show Musical, com Simone Huwe. Local: Associação Paz (Bairro Teutônia)

– Sopro, com Charles Gregory. Local: Associação Paz (Bairro Teutônia)

– Teatro, com Cândida (Tuti) Kerber. Local: EMEF 24 de Maio, Comunidade Redentor e Comunidade Martin Luther

- publicidade -