Beneficiários do Bolsa Família têm últimos encontros em Estrela

Sessões trazem informações pertinentes ao programa, minimizam dúvidas e apresentam oportunidades

710
Os mais de 400 beneficiados foram divididos em grupos. Dúvidas foram minimizadas/ Crédito da foto: Rodrigo Angeli/ Divulgação

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (13/02) mais uma das sessões vinculadas ao 1º Encontro com Beneficiários do Bolsa Família de Estrela. A reunião na Câmara de Vereadores de Estrela foi a terceira das quatro previstas ao evento, programado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela, através dos Centros de Referência de Assistência Social Centro e Moinhos (CRAS).

Com o encontro, a pasta busca oferecer de maneira geral uma série de informações referentes ao programa para os beneficiários. O próximo encontro está agendado para esta quinta-feira (14/02), também na Casa Legislativa, a partir das 8h30min.

Atualmente, 429 famílias recebem o benefício em Estrela. Estes foram divididos de acordo com a letra inicial do nome do titular do cartão que utiliza para sacar o Bolsa Família. Nesta quarta-feira participaram aqueles nomes entre as letras K a N. Mais de 20 beneficiários compareceram. Nesta quinta-feira (13/02) será para os cadastrados entre as letras O a Z.

“Entramos previamente em contato com os cadastrados. Nem todos conseguem ou dizem poder comparecer. Tem ficado nesta média”, destaca a assistente social do Cras, Fernanda Stange, também gestora do Bolsa Família. “O que queremos é passar informações fundamentais para que sigam com o direito de receber este auxílio, que para muitos é fundamental, até porque acredita-se que o controle sobre as famílias que têm direito ao auxílio irá aumentar, o que pode diminuir o número de beneficiados caso as principais regras não sejam cumpridas”, frisa ela, ao lembrar que até o último relatório e auditoria realizada eram 457.

No encontro foram reforçadas a importância das atualizações cadastrais, regras de permanência no programa, valores e outros programas sociais vinculados ao Cadastro Único. Uma das participantes foi Leoni dos Santos (39). Moradora da aldeia indígena, recebe o benefício desde 2003, fundamental para ajudar a custear parte das despesas que tem com a família de 11 pessoas.

“Moramos entre 11. Uso o Bolsa para comprar alimentos, alguns materiais que meus filhos precisam. Não posso perder ele”, diz ela. Também foram repassadas informações e inscrições para outros serviços oferecidos pelo Centro, assim como de oportunidades que serão abertas ao longo do ano. Lucinara Antunes Paz (36), que estava acompanhada da filha Suzieli (10), espera poder aproveitá-las. “Recebo o Bolsa desde minha gravidez. Cuido de crianças, mas estou desempregada. Queria aprender algo novo e tentar um emprego fixo”, afirma a moradora do Bairro Imigrantes. Mais informações no Cras, pelo telefone (51) 3981-1164.

- publicidade -