Mais de 5 mil alunos voltam às aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Projetos Vida em Lajeado

1618
Na EMEF Porto Novo, os alunos conheceram os professores e toda equipe

Após as férias de verão, as recepções e mensagens de boas-vindas marcaram o início do ano letivo nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Projetos Vida, em Lajeado. Nesta segunda-feira (18/02) cerca de 5,5 mil alunos das 23 EMEFs e dos seis Projetos Vida voltaram às aulas.

A titular da Secretaria da Educação (Sed), Vera Plein, e a diretora da Sed, Lisandra Persch, visitaram as EMEF’s Nova Viena, no Bairro Olarias, Vida Nova e São José de Conventos, no Bairro Conventos, Pedro Welter, no Bairro Floresta e São João, no Bairro Moinhos d’Água, para acompanharem e desejarem um bom retorno aos alunos. Mais de 3 mil crianças já haviam voltado às aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) no dia 04 de fevereiro.

Titular da Sed visitando a EMEF Nova Viena

A recepção foi calorosa na EMEF Porto Novo. Os alunos do pré ao 9º ano foram reunidos no pátio para conhecerem a equipe da escola. As amigas e colegas do 8º ano, Leticia Mocellin Petrini e Carolina Coutinho Bresciani, de 13 anos, disseram estarem contentes com o retorno.“A escola é muito boa. Sempre fizemos novas amizades e somos bem acolhidas aqui”, disse Carolina. Para este ano letivo que se inicia, esperam ter novas aprendizagens.

Novo mobiliário nas EMEFs

Em janeiro, a Sed entregou novo mobiliário para as EMEFs. As novidades para os professores e alunos foram conferidas nesta segunda-feira. Com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, foram investidos R$ 1.061.056,00 na compra de 4.545 conjuntos formados por cadeiras e mesas para alunos, mais 136 conjuntos de cadeiras e mesas para professores, além de 21 mesas especiais destinadas aos cadeirantes.

Atividades retornam na EMEI Criança Alegre

Com balões, música, bonecos e cartazes de boas-vindas, os pais e crianças da EMEI Criança Alegre, no Bairro Santo André, foram recebidos com muita alegria. Uma pequena confraternização, mas repleta de significado, reuniu cerca de 80 pais e professores, marcando o início do ano letivo na EMEI. A erva para o chimarrão foi oferecida pela ervateira Serrena, por meio da ABC Lajeado, e as comidas foram oferecidas pelas próprias famílias.

A escola ficou fechada durante duas semanas para manutenção. A fiação elétrica e telhados foram substituídos, e uma nova fossa foi construída. Segundo a diretora Franciele Luísa Mallmann, ainda restam pequenos acabamentos. Entre eles, a conclusão do pátio, que está prevista para esta semana. “As últimas semanas foram cansativas e agora, estamos todos mais aliviados. A partir de agora, vamos poder focar no pedagógico, nas crianças e na escola”, contou a diretora. A EMEI possui 114 crianças matriculadas.

- publicidade -