Circuito Cultural estreou nova etapa nesta segunda-feira em Lajeado

793
As atividades de manhã encerraram com uma confraternização/ Crédito da foto: Carolina Chini Eifert/ Divulgação

Nesta segunda-feira (25/02), o Centro de Cultura Alemã de Lajeado realizou suas primeiras atividades relacionadas à cultura alemã com as crianças da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena, dando início a uma nova etapa do projeto Circuito Cultural. O final de semana passado, 23 e 24 de fevereiro, o Circuito também levou cultura aos bairros no projeto Arte Por Toda Parte, desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), com atividades culturais nos bairros Olarias e Campestre, reunindo cerca de 350 pessoas.

Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado

Uma das três entidades que teve sua proposta vencedora do projeto Circuito Cultural, o Centro de Cultura Alemã realizou suas primeiras ações nesta segunda-feira (25/02) com os alunos das turmas do 4º e 5º ano da EMEF Nova Viena pela manhã, e com os alunos das turmas do 4º ano da EMEF Dom Pedro I, à tarde.

De manhã, as crianças da EMEF Nova Viena desembarcaram animadas do Cedelinho, na Casa de Cultura, e foram acolhidas pelo secretário da Secel, Carlos Reckziegel, pela professora de história que atua na Casa de Cultura e no Museu Bruno Born, Marguit Wojahn e pela professora e voluntária do Centro de Cultura Alemã, Vânia Purper Worm. Marguit levou as crianças para uma viagem no tempo, onde os alunos puderam conhecer a história da Casa de Cultura e conferir o acervo das peças expostas na Casa.

“Estamos felizes com o início da nova etapa do projeto Circuito Cultural. As atividades do Centro de Cultura Alemã são voltadas principalmente para as crianças do 4 e 5º ano, que estão iniciando os estudos sobre história na escola. Esperamos com o projeto, ajudar no conhecimento e enriquecer na cultura dessas crianças”, disse o titular da Secel, Carlos Reckziegel.

Aluno do 5º ano da EMEF Nova Viena, Andrei Luan Hammes, 11 anos, já vem desenvolvendo atividades relacionadas a cultura alemã no município. “Acho importante conhecer um pouco mais da nossa história. Eu participo de um grupo de dança alemã e assim, acabo conhecendo ainda mais esta cultura”, disse Andrei.

Após se aventurarem na Casa de Cultura, os pequenos embarcaram novamente, desta vez, rumo ao Parque Histórico Municipal, onde foram recepcionadas por voluntários da entidade em sua sede. Os alunos se acomodaram no espaço, que já estava preparado para recebê-los, para ouvirem as histórias e estórias de Lajeado.

Por meio do historiador Deolí Gräff, da contadora de histórias Tatiana Linhares e de espetáculos teatrais, foram contadas as histórias dos primeiros colonizadores que chegaram ao município, com fatos pitorescos e personagens folclóricos. A manhã encerrou com um momento de confraternização no Parque Histórico.

O projeto “Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado” desenvolverá uma série de atividades com 20 escolas de Ensino Fundamental de Lajeado. A programação é a mesma para todas as escolas. O próximo encontro está previsto para o dia 11 de março.

Arte Por Toda Parte

No final de semana, bairros de Lajeado tiveram a oportunidade de vivenciar atividades culturais em outra frente do Circuito Cultural. O projeto Arte por Toda Parte esteve no sábado na Praça José Antônio dos Santos Costa, no bairro Campestre. No domingo, a comunidade esteve reunida inicialmente na Praça Clara Maria Schorr, no bairro Olarias, e em função da chuva, o evento encerrou na EMEF Nova Viena.

Com as mesmas atividades nos dois dias, a programação iniciou com o Projeto Microfone Aberto, e seguiu com a apresentação teatral Orelhudos, que provocou gargalhadas em crianças e adultos.Outras atrações das tardes foram os brinquedos oferecidos pelo Sesc, e muita música popular brasileira com Solon Chaves, com participação especial de Andréia Marchini.

O Arte Por Toda Parte vem desenvolvendo ações desde outubro de 2018. O conjunto de apresentações artísticas visam a participação das comunidades e também do envolvimento de artistas dos bairros onde estão acontecendo as atividades. Ainda receberão as ações culturais os bairros Planalto, Igrejinha, Imigrante,Moinhos, Conventos, Hidráulica e Bom Pastor.

As próximas ações do projeto acontecerão nos dias 9 e 10 de março, e os bairros serão divulgados em breve.

Sobre o Circuito Cultural

O Circuito Cultural tem como objetivo levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade.

Além da OCLAJE e do Centro de Cultura Alemã, o projeto também estará sob responsabilidade do Piquete Morro Santo, que ofertará atividades tradicionalistas a partir das próximas semanas com 18 escolas municipais.

O projeto Circuito Cultural da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

- publicidade -