Uma força-tarefa está sendo realizada no Bairro Santo Antônio e arredores desde a madrugada deste domingo (05/05). Ela está sendo conduzida junto aos Residenciais Novo Tempo 1 e 2, com o objetivo de esclarecer denúncias e informações sobre crimes como invasões de apartamentos, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas na região, além de coibir o tráfico de drogas nas proximidades de escolas, creches, praças e quadras esportivas.
Mais de 350 policiais da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, além de servidores do Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Justiça Estadual estão no local. Segundo o Balanço parcial das ações até o momento, oito pessoas foram presas, sendo três homens e duas mulheres por tráfico de drogas e três homens por porte de arma e tráfico de drogas. Outros dois menores de idade foram apreendidos com drogas e uma pessoa está foragida.
O nome da OPERAÇÃO (Ipê Amarelo) faz alusão a um símbolo da retomada da paz na cidade de Lajeado e a proteção dos frutos da cidade (a proteção a crianças e adolescentes). As ações se concentram contra a facção que atua na região metropolitana e capital. Conforme a força-tarefa, esses grupos impedem o município e o Estado de dar andamento às políticas públicas de prevenção, necessárias para garantir às famílias que vivem no local que possam trabalhar e viver com tranquilidade e em local seguro.
No local, existem 28 blocos de apartamentos e 448 unidades residenciais, sendo 18 blocos com 228 apartamentos no Novo Tempo 1 e 10 blocos com 160 apartamentos no Novo Tempo 2.
Estão sendo cumpridas um total de 48 ordens judiciais de prisões e mandados de busca e apreensão na cidade de Lajeado deferidos pelo Poder Judiciário com acompanhamento do Ministério Público.