Estrela qualifica ações dos programas PIM / Criança Feliz

Na tarde desta terça-feira (25/06), ocorreu encontro da assessoria técnica estadual com o Grupo de Trabalho Municipal e visitadoras

1050
Por meio do programa são realizadas atividades envolvendo mãe e filho / Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider / Divulgação

Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; estimular o desenvolvimento e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem. Estes são os objetivos dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, dos governos Estadual e Federal. Em Estrela, ocorrem por meio de um trabalho em rede que envolve as secretarias da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

As atividades acontecem através de visitas semanais e estimula o desenvolvimento das crianças com atividades lúdicas e brincadeiras, conforme as necessidades encontradas dentro de cada faixa etária. É isto que faz a visitadora, Juliana Rosa Soumastre, que acompanha a família da dona de casa Cíntia Lisiane Viana da Silveira e do pequeno Emanuel Davi de Oliveira da Silveira, de 9 meses, do Loteamento Nova Morada. A chegada da visitadora foi um ânimo para Cíntia, que ao recebê-la pela primeira vez estava com cinco meses de gestação. Mãe de cinco filhos e à espera do pequeno Emanuel, Cíntia lembra que a partir daquele momento começou efetivamente a se preparar para a chegada do bebê. “Foi a primeira vez que tive um acompanhamento mais de perto, o que não ocorreu com os outros (filhos)”, conta a dona de casa, que fala não só da importância dos programas para o desenvolvimento do mais novo, mas também de todos os outros, que acabam de alguma forma se envolvendo. “Todas as mães deveriam participar. É um incentivo para a vida”, enfatiza.

Assessoria técnica

Na tarde de terça-feira (25/06), Cíntia recebeu a visitadora e Luiza Menezes, da Secretaria Estadual da Saúde, e Gianine Sandri, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Elas integram o Grupo Técnico Estadual do PIM / Criança Feliz e estiveram em Estrela para um encontro de assessoria técnica. Além de acompanhar o trabalho junto à família, reuniram-se com o Grupo Técnico Municipal para avaliar as ações realizadas a fim de qualificar a metodologia e discutir a gestão do programa, entre outros temas. “Percebemos em Estrela a boa articulação em rede, em todas as áreas”, avaliaram. “Também podemos perceber a importância (do programa) para todo o grupo familiar e o vínculo precioso com a visitadora”, que atende a mãe desde a sua gestação, o que é importante para a relação entre a mãe e o bebê”, acrescentaram. Hoje, os programas PIM e Criança Feliz atendem no município três gestantes e 80 crianças – a faixa etária é de zero a três anos e de zero a seis anos no caso de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Elas são acompanhadas pelo Grupo Técnico Municipal, uma supervisora e seis visitadoras. De janeiro a abril deste ano foram mais de 820 visitas feitas pelas equipes. 

- publicidade -