Período para o alistamento militar perto do fim

Prazo se encerra dia 30 para a inscrição online. Pessoalmente, na junta militar, nesta sexta-feira (28)

813
Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

Assim como ocorre todos os anos, se encerra em junho o prazo para o alistamento militar no Exército Brasileiro dos jovens que completam 18 anos em 2019. Este processo, que iniciou em janeiro, este ano traz novidades. Para quem fizer o alistamento online, pelo site www.alistamento.eb.mil.br, o prazo fecha domingo (30/06). Mas este ano voltou a ser permitido o alistamento pessoal na sede da Junta Militar. Neste caso o prazo acaba na sexta-feira (28/06), em horário de expediente (8h às 11h30 e das 13h30 às 17h). A Junta Militar de Estrela fica na Rua Pinheiro Machado, nº 343, no Centro.

A expectativa é pelo alistamento de pelo menos 220 estrelenses, a média dos últimos anos. Quem não o fizer, paga uma multa e poderá vir a servir no ano seguinte, mesmo já mais velho. É necessário para o processo levar o documento de Carteira de Identidade (ou certidão de casamento), o CPF e um comprovante de residência. Para a inscrição pessoal, é necessário também uma foto 3×4 colorida. No caso da inscrição online, a foto será exigida em segundo momento.

De acordo com a responsável pela Junta Militar de Estrela, Isoldi de Oliveira, trata-se de um documento muito importante para a vida de um homem. “Devemos relembrar os jovens e suas famílias deste importante processo. É um documento que pode vir a ser exigido em muitas outras ocasiões e processos. É fundamental não omitir dados ou mentir informações, como muitos fazem no campo ‘origem’ ao colocarem um município que não é tributário para evitar ser convocado. Até porque, mesmo aquele que for dispensado, vai precisar depois provar isso. Caso contrário terá que pagar multa e se alistar”, detalha. A seleção é feita entre os meses de julho e outubro, quando alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nessa segunda fase, os selecionados passam por entrevistas e exames médicos. Mais informações pelo (51) 3981-1037.

- publicidade -