Festas juninas de Estrela seguem em julho

Escolas que não realizaram suas festas em junho aproveitam agora o reforço da temática do inverno para as tradicionais comemorações

1289
Dança das Saias foi uma das coreografias apresentadas na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer / Crédito da foto: Divulgação

O mês de junho se foi, mas as festas de São João nas escolas municipais de Estrela não. Ainda com a temática junina, mas agora com o reforço do inverno, uma série de festividades estão programadas para julho nos educandários, muitas delas no interior do município. As festas possibilitam uma oportunidade de integração dos alunos e comunidade. A integração também se torna uma alternativa para as direções e Círculos de Pais e Mestres (CPMs) arrecadarem renda extra com a venda pratos e bebidas típicas da ocasião. O valor arrecadado são investidos no bem-estar das crianças.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diehl, no dia 24 de junho ocorreu o Recreio Junino. Dentro do turno escolar, lanches típicos, brincadeiras e músicas juninas fizeram a alegria dos pequenos. Foi uma espécie de “aquecimento” para o “Arraiá da AJD”, ainda maior, agendado para a tarde desta sexta-feira (05/07). Este sim, aberto ao público em geral, terá como palco o ginásio da comunidade local, com atrações a partir das 18h30. Na programação estão projetadas apresentações dos alunos, quadrilhas e brincadeiras típicas e o sorteio da Ação Entre Amigos da escola. Informações pelo telefone (51) 3712-8783. Programação bastante semelhante a do “Arraiá da Emef La Salle”, que ocorrerá na tarde do sábado (06/07). Também do interior, a festa ocorrerá no ginásio da comunidade São Jacó, a partir das 13h30, sendo igualmente aberta a quem tiver interesse em participar e conferir as apresentações e os tradicionais casamento e cadeia caipira, assim como o sorteio da Ação entre Amigos. Informações pelo telefone (51) 3712-9084.

O Arraial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber ocorrerá sábado (13/07). Acontecerá nas dependências da unidade escolar do Bairro Boa União (Rua Adão Henrique Fett, nº 596), das 14h às 17h. Os recursos obtidos com a venda de lanches e bebidas típicas da data serão utilizados em iniciativas do Projeto Sonhos, desenvolvido pela escola que em 2019 completa 20 anos. Mais informações pelo telefone (51) 3981-1073.

Em uma semana duas festas movimentarão as escolas situadas na Rua Herta Lohmann Porn, no Bairro Pinheiros. A estação mais fria do ano é justamente a temática na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço dos Sonhos. A “Festa de Inverno e das Famílias” está agendada para a sexta-feira (12/07), em sua sede (nº 650). A programação ocorrerá das 17h às 20h, sendo aberta ao público. Informações pelo telefone (51) 3981-1272. Já no dia 19 de julho será a vez da Emef Pinheiros realizar a sua Festa de Inverno. A programação no educandário localizado no nº 395 da mesma via ocorrerá em dois momentos. A partir das 16h30 restrita aos alunos, e a partir das 17h30 aberta a toda comunidade escolar, com apresentações das turmas e comercialização de lanches típicos. Informações pelo telefone (51) 3981-1123.

Já realizadas

Junho teve grande movimentação das quadrilhas juninas. Uma das primeiras a comemorar a sua Festa de São João foi a Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, no dia 13 de junho. Aberta a comunidade, a área social da escola ficou tomada de alunos, pais, demais familiares e vizinhos da escola, que foram conferir as apresentações, como a “Dança das Saias” e o “Casamento Caipira”, e se deliciar com os típicos comes e bebes à venda.

No mês de junho o Bairro das Indústrias teve três festas em sete dias. Na Emei Estrelinha, no Bairro das Indústrias, foram dois os momentos de integração. No dia 19, o CPM realizou a sua “Feira Junina”, que contou com a participação de familiares dos alunos, moradores e comerciantes da comunidade vizinha, onde o foco foi a comercialização de comes e bebes típicos das festas. No dia 24, ocorreu a festa junina interna, esta sim focada na diversão das dezenas de crianças. Um dia depois foi a vez da Emef Leo Joas realizar a sua Festa Junina. Dezenas de atividades e apresentações envolveram alunos, professores e funcionários. Na sexta-feira (28/06), fechando o movimentado mês de junho, a Emei Casa da Criança Estrelense realizou sua Festa Junina. Esta ocorreu à noite, no Ginásio da Apae, que recebeu grande público e foi repleta de atrações.

- publicidade -