Papel sulfite reciclado é composição de exposição na Univates

Mostra encerra o período de exposições do primeiro semestre

189
Nova exposição na Univates em julho

A Universidade do Vale do Taquari – Univates encerra o período de exposições para o primeiro semestre com uma mostra de arte diferente. As obras, de autoria do artista de São Leopoldo Joja da Silva Vaicëulionis, estão expostas no Espaço Arte 8 até o dia 22 de julho. 

Silva conta que já teve uma primeira aproximação com a Univates em 2017 quando era bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e participou de um evento na Instituição. O artista retorna à Universidade com expectativa pois esta é a primeira vez que expõe um trabalho em Lajeado. “É muito significativa essa exposição, por ser o lugar que primeiro presenciei duas emoções”, conta o artista, ao relacionar a Univates como um espaço no qual viveu emoções. “Inicialmente eu estava apenas assistindo e agora estou realizando a minha primeira exposição artística. É como estar pela primeira vez aqui de novo”, declara. 

Ele ainda acrescenta que, para esta exposição individual, passa por um processo criativo de imersão e aborda a sua arte com tema relacionado às moradas do ser. “Todo o tempo estou produzindo algo, criando registros de ideias por meio de fotos, de desenhos, de anotações, de áudios e de vídeos, explorando literaturas que trazem a casa como um espaço individual de acontecimentos, buscando na fenomenologia estudos sobre a casa e a percepção de mundo. Penso que esse processo é muito de experiência e experimentação”, finaliza o artista plástico. 

Tributo a Belchior levou MPB ao Teatro Univates

No último domingo, 14, o show de tributo Alucinação – Um Concerto Bárbaro, com o ator, cantor e bailarino Jarbas Homem de Mello e a banda Radar, que costumava acompanhar o artista e também Raul Seixas, lembrou a trajetória do cantor Belchior na Música Popular Brasileira (MPB). A playlist do show foi a mesma dos shows de Belchior. Durante a apresentação, Jarbas Homem de Mello contou a história de Belchior desde a sua origem em Sobral, no Ceará, aos dias difíceis no Rio de Janeiro.

Canções compostas pelo artista e gravadas por grandes nomes da música nacional como Elis Regina, Fagner e Roberto Carlos embalaram a plateia. Foi o caso de “Mucuripe” e “Como nossos pais”. Para fechar a apresentação com chave de ouro, “Apenas um rapaz latino-americano”.

O próximo evento no Teatro Univates será no dia 4 de agosto, quando o Guri de Uruguaiana apresenta o espetáculo “Auditório mais Divertido do Rio Grande” a partir das 19h. Os ingressos variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 e podem ser adquiridos pelo site blueticket.com.br ou na bilheteria do Teatro Univates – que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h15min às 22h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail [email protected].

Crédito da foto: Liniker Duarte/Divulgação
- publicidade -