Ospa apresenta concerto em Teutônia

Ingressos gratuitos e limitados estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, dia 18 de julho, em cinco pontos do município, ocasião em pode ser feita a doação de um quilo de alimento não perecível

1288
Ospa realizará concerto em Teutônia/Crédito da foto: Marília Lima/Divulgação Ospa

Teutônia recebe no dia 26 de julho o concerto especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), que se apresenta pela primeira vez no município. Clássicos de Mozart, Bizert, Strauss II e Rossini prometem encantar o público durante o concerto, que ocorre na Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru, às 20h. O concerto é gratuito e os ingressos estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (18/07), em cinco pontos do município, ocasião em pode ser feita a doação de um quilo de alimento não perecível.

As tratativas para trazer o concerto da Ospa iniciaram após a palestra do maestro da Ospa, Evandro Matté, no Fórum Estadual de Bandas, Corais e Orquestras, realizado em Teutônia em abril. “Com muita alegria conseguimos trazer este show inédito para Teutônia e que promete encantar a todos que prestigiarem o concerto desta orquestra do Estado tão renomada. Somos a cidade que canta e encanta, o que será outorgado neste concerto”, frisa o prefeito, Jonatan Brönstrup.

O concerto em Teutônia integra a Série Interior, realizada pelo SESC e patrocinados pela Corsan e pela Fundação Cultural Pablo Komlós. A Secretaria Municipal de Juventude Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia é parceira na realização deste evento, oferecendo a estrutura e a logística necessária para a realização do concerto. “Este concerto é um presente para os coralistas e músicos, que evidenciam a riqueza cultural do nosso município, e a todos aqueles que prestigiam a música de concerto. Será uma noite para se emocionar e se encantar”, enaltece o secretário interino de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão.

Os ingressos, gratuitos e limitados estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (18/07), em nos seguintes, ocasião em pode ser feita a doação de um quilo de alimento não perecível: Supermercado Rede Super, na Vila Popular; Supermercado Languiru do Bairro Canabarro (unidade da Rua Guilherme Schneider Sobrinho); Supermercado Languiru do Bairro Languiru; Colégio Teutônia, no Bairro Teutônia; e Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, sala 17 da Prefeitura.

O concerto é conduzido pelo polivalente Arthur Barbosa, regente da Ospa Jovem, diretor artístico da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza e violinista da Ospa. Os solos são interpretados por Rosimari Oliveira, renomada soprano que tem atuado pelas principais orquestras do Estado, carregando na voz passagens por todo o país. O evento, que pretende levar música erudita a municípios de todo Rio Grande do Sul, é a quarta passagem da OSPA em 2019 pela Série Interior.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Série Interior são realizados pelo SESC e patrocinados pela Corsan e pela Fundação Cultural Pablo Komlós. Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

Sobre o programa

O repertório contempla uma grande variedade de compositores da música de concerto. A apresentação inicia com a abertura da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacomo Rossini (1792-1868), popularmente reconhecida pela letra de “Fígaro”. Em seguida, a ária ‘‘Qual Fiamme Avea Nel Guardo’’, de Ruggero Leoncavallo (1857-1919), da Ópera Pagliacci. A Obra remete ao movimento literário verista, que buscava superar o romantismo italiano a partir da verossimilhança das peças com a realidade.

Na sequência, a orquestra interpreta a abertura de “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), uma das obras-primas da época, que enfrentou resistência pelo caráter revolucionário e crítico da composição. O espetáculo segue com a ária ‘‘O Mio Babbino Caro’’, de Giacomo Puccini (1858-1924), inspirada em fragmentos de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e evoca o sentimentalismo de uma narrativa melancólica.

O nacionalista Camargo Guarnieri (1907-1993), aliado do literato Mário Andrade, é rememorado com ‘‘Danças Brasileiras’’, obra elaborada a partir de lembranças da infância e de músicas que celebravam a abolição da escravatura. ‘‘La Cumparsita’’, do uruguaio Gerardo Matos Rodríguez (1897-1948), tem arranjos de Artrhur Barbosa. A peça é reconhecida como o tango mais famoso do mundo. Para encerrar a noite, a orquestra destaca duas composições do Rei da Valsa Johann Strauss II: ‘‘Tritsch-Tratsch Polka’’ e ‘‘Pizzicato Polka’’.

Mais sobre Arthur Barbosa

Compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Já atuou em mais de dez orquestras profissionais – entre elas, a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Como maestro, é convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Desde 2012, é diretor artístico e regente titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, a partir de 2014, assumiu a regência da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. Arthur é também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra”, em Nova York. Fora das salas de concerto foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil entre 2015 e 2016.

Mais sobre Rosimari Olveira

Renomada soprano gaúcha, é pós-graduada em Canto Lírico pelo Conservatório Liceu de Barcelona e formada em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É recorrente convida como solista em diversas orquestras do Brasil, contando com um repertório composto por óperas e música de câmara. Atua, ainda, como professora de Canto e Canto Coral nas Faculdades EST/São Leopoldo, canto e Técnica Vocal do Curso Básico em Música da Fundarte em Montenegro-RS e Preparação Vocal do Coral da ADUFRGS/POA.

CONCERTO DA OSPA EM TEUTÔNIA – SÉRIE INTERIOR 2019

Quando: 26 de julho de 2019, sexta-feira, às 20h

Local: Associação Pró Desenvolvimento do Bairro Languiru  (Avenida Um Leste, 185 – Centro Administrativo, Teutônia)

Quanto: Gratuito. Ingressos limitados nos seguintes locais: Supermercado Rede Super, na Vila Popular; Supermercado Languiru do Bairro Canabarro (unidade da Rua Guilherme Schneider Sobrinho); Supermercado Languiru do Bairro Languiru; Colégio Teutônia, no Bairro Teutônia; e Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, sala 17 da Prefeitura. Na retirada dos ingressos, pode ser feita a doação de um quilo de alimento não perecível.

Maestro: Arthur Barbosa

Solista: Rosimari Oliveira – soprano.

Programa:

– Giacomo Rossini: Abertura da Ópera ‘‘O Barbeiro de Sevilha’’

– Ruggero Leoncavallo: Qual Fiamme Avea Nel Guardo

– Wolfgang Amadeus Mozart: Abertura ‘‘As Bodas de Fígaro’’

– Giacomo Puccini: Ária ‘‘O Mio Babbino Caro’’

– Georges Bizet: Carmen Suite nº2

– Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira

– Gerardo Matos Rodríguez: La cumparsita

– Johann Strauss II: Tritsch-Tratsch Polka

– Johann Strauss II: Pizzicato Polka

- publicidade -