Especiarias são tema de oficinas para multiplicadores ambientais em Garibaldi

868

As especiarias são conhecidas por dar um sabor diferenciado aos pratos e, quando combinadas com alimentos nutritivos, têm o poder de aumentar exponencialmente seus antioxidantes naturais, fitonutrientes e propriedade anti-inflamatória.

As características das especiarias e seu uso na prática serão o tema das oficinas aos multiplicadores ambientais neste ano. As capacitações oferecidas pela prefeitura de Garibaldi, por meio do setor de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação, visam trabalhar o tema com os multiplicadores, para que desenvolvam o assunto com os estudantes nas escolas, culminando na Mostra Municipal Escolar do próximo ano.

Os benefícios dos antioxidantes contidos em especiarias incluem uma poderosa proteção contra doenças graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, degeneração muscular, doença de Alzheimer e envelhecimento.

As especiarias mais conhecidas são: alecrim, anis-estrelado, açafrão, canela, cardamomo, cominho, coentro, colorau (urucum), cravo da Índia, cúrcuma, erva doce, funcho, gengibre, louro, manjericão, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica, pimenta e tomilho.

As oficinas são abertas ao público e gratuitas, mediante inscrições antecipadas pelo e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8248.

OFICINAS

A nutracêutica dos alimentos vitais (14/08)

Palestrante: Luana Minello

Horário: 9h às 12h e 13h30 às 16h

Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)

Condimentos, ervas, especiarias e temperos (24/09)

Palestrante: Andrea Klein Rissi (nutricionista)

Horário: 9h às 12h e 13h30 às 16h

Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)

Massalas (preparados de especiarias da culinária indiana) e chás (04/10)

Palestrante: Teresinha Conte

Horário: 9h às 16h (prática com almoço)

Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)

Plástico: um resíduo resistente (07/11)

Palestrante: Cláudia Schneider Maffei

Horário: 9h às 12h

Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)

- publicidade -