Nesta quinta-feira ocorre a 1ª Maratona de Profissões

Objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas acerca do seu futuro profissional

588

Nesta quinta-feira (05/09), ocorre a 1ª Maratona de Profissões de Teutônia. O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas acerca do seu futuro profissional, proporcionando informações que possibilitem identificar seus gostos, oportunidades e sonhos, esclarecendo suas dúvidas quanto à sua escolha. A atividade é uma realização da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação.

Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, das redes públicas e privadas do município, participarão, em seus respectivos turnos, da roda de conversa “Educação – da vida acadêmica ao profissional”, no auditório da cooperativa Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru. Em pauta estarão temáticas como os riscos da evasão escolar, vida acadêmica, graduação EAD e profissões do futuro, em uma conversa descontraída, onde será possível os estudantes darem suas opiniões e fazerem questionamentos.

Quatro profissionais irão compor a roda de discussão. São eles: a psicóloga Fernanda Marques, a coordenadora do polo EAD da Univates em Teutônia, Tânia Maria Schardong, o subsecretário de Educação e pedagogo Carlos Evandro Schneider e a supervisora executiva do CIEE/RS, Kátia Raquel Böhmer.

Já à noite, a partir das 19h30min, estudantes e comunidade em geral estão convidados para a Feira de Profissões, no Centro Cívico (saguão) da Prefeitura, no Bairro Centro Administrativo. Profissionais formados nas áreas de humanas e sociais, exatas e saúde estarão à disposição para conversar com alunos e demais presentes sobre o seu curso e o dia a dia profissional. Além disso, haverá testes vocacionais e estandes com universidades e escolas profissionalizantes, a fim de indicar as formas de ingresso nas instituições, bem como as opções de cursos e bolsas. Na noite, ainda terá presença de ervateira, sendo que todos estão convidados a trazer sua cuia e térmica.

Segundo a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a Maratona de Profissões pretende mostrar aos jovens e adultos formas de iniciar a vida profissional a partir da educação. “A Maratona irá oportunizar um momento para as pessoas que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio e estão em dúvida sobre a profissão que querem seguir. Será uma forma de incentivar e promover o trabalho profissional, baseando-se no aprendizado adquirido através do estudo”, explica.

- publicidade -