Semana do Trânsito contará com ações educativas em Garibaldi

653
Mini escola de trânsito este ano será levada a Praça / Crédito da foto: Micheli de Oliveira / Divulgação

Entre os dias 18 e 25 de setembro, serão realizadas atividades da Semana Nacional do Trânsito em todo o Brasil. O objetivo da mobilização é conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a criação de posturas e atitudes que garantam a segurança para todos que compõem o trânsito: motoristas, passageiros, pedestres, motociclistas e ciclistas.

Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “No trânsito, o sentido é a vida!”. A Semana do Trânsito no município será realizada pela prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana, em parceira com a Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Centros de Formação de Condutores (CFCs) do município e Conselho Comunitário de Pró-Segurança Pública (Consepro).

Na quarta-feira (18/09), uma blitz educativa será realizada na Avenida Independência para abrir as atividades da Semana Nacional do Trânsito.

Durante a semana, será distribuído material de conscientização, bem como serão instalados banners da campanha em vários pontos do município.

O encerramento será no dia 25, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, com um grande evento que reunirá atividades de todas as entidades participantes, na Praça Loureiro da Silva. A ação será destinada a crianças e adolescentes, com a participação das escolas e será aberta a toda comunidade.

As entidades orientarão sobre segurança no trânsito. A Brigada Militar e Polícia Civil falarão sobre efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas e drogas na direção de veículo automotor. Além disso, a Polícia Civil fará apresentação do cachorro policial, um pastor alemão treinado e adestrado especificamente para auxiliar na atividade policial. Os Bombeiros farão conscientização e demonstração de como proceder em casos de acidentes de trânsito, com orientação de primeiros socorros. Os estudantes poderão se divertir em jogos educativos promovidos pelos CFCs. Orientados por fiscais de trânsito da SMSMU, poderão, ainda, brincar na miniescola de trânsito. A SMSMU também fará demonstração do uso do etilômetro e distribuirá algodão-doce e pipoca.

“Acreditamos que a união de todas as entidades na campanha nacional de trânsito demonstra a preocupação em conscientizar crianças e adultos, para que, dessa forma, possamos colaborar para que haja diminuição no número de acidentes”, avalia o secretário municipal da Segurança e Mobilidade Urbana, Carlo Mosna.

- publicidade -