Aprendizado e inclusão marcam o Acampamento Farroupilha de Teutônia

Alunos das escolas de Teutônia tiveram a oportunidade de saber mais sobre os símbolos e costumes do tradicionalismo

951
Alunos puderam conhecer elementos e costumes do tradicionalismo / Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

O Acampamento Farroupilha de Teutônia também cumpre o seu papel social de ensinar e incluir. Isto porque nesta segunda-feira (16/09), alunos das escolas de Teutônia, incluindo a Apae, percorreram a estrutura do Acampamento e tiveram a oportunidade de saber mais sobre os símbolos e costumes do tradicionalismo.

Conduzidos pela tradicionalista Kelly Pavi e pela turismóloga da Prefeitura, Ângela Simone de Castro, os alunos percorreram os piquetes, esclareceram dúvidas e conheceram utensílios antigos de cozinha e da lida no campo, bem como entenderam a importância da Semana Farroupilha. Ao final do passeio pelo Acampamento, houve brincadeiras com a vaca parada.

Dentre as turmas visitantes estava a Apae. Os alunos atendidos pela instituição vieram curiosos e com sede de conhecimento sobre a cultura e a história gaúcha. A brincadeira com a vaca parada, por exemplo, foi motivo de muita alegria e superação.

Conforme Kelly Pavi, a integração com os alunos vai ao encontro da proposta do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de difundir o conhecimento e a importância do tradicionalismo às futuras gerações. “O MTG completou, recentemente, 50 anos e tem como missão principal levar o tradicionalismo às crianças, para que a gente possa ter mais 50 anos no tradicionalismo. Eles são o nosso futuro e é para eles que a gente tem que contar essa história tão bonita”, frisou.

Kelly lembrou os motivos que levaram à Revolução Farroupilha. “Os farrapos lutaram para melhorar a vida da gente. Foi a única revolução do mundo que não brigou por poder, terras ou bens que tem debaixo da terra. Os farrapos lutaram por melhores condições de vida, por mais escolas, por melhores estradas, por menos impostos. Então, essa essência, esses princípios que os gaúchos trazem lá de trás, de quase 200 anos atrás, é o que a gente tem que passar para as crianças, para que essa nova geração venha cultuando isso, para serem melhores cidadãos e para que tenhamos uma sociedade mais justa, sem deixar morrer tudo que os antepassados fizeram por nós”, expôs.

A tradicionalista também enalteceu que o Acampamento Farroupilha oportuniza às crianças o conhecimento prático da cultura gaúcha. “Toda essa tradição, todo esse legado cultural que os farrapos nos deixaram. A gente não fala só de história, mas, também da culinária, das danças, da poesia, da música. Todo o nosso dia a dia está enraizado tanto nos alemães quanto nos gaúchos que aqui estavam. Essa mistura fez aquilo que somos hoje. Por isso, as crianças são a chave para que a gente não perca isso. Trazer as crianças para o Acampamento e mostrar a elas o que fazemos aqui faz com elas tomem gosto pelo tradicionalismo, além de verem exemplos práticos dos nossos hábitos e costumes”, ressaltou.

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou nesta sexta-feira, dia 13, e segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.

Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentraalgumas atrações da programação oficial.

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.

O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.

O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.

A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

Alunos da Apae também tiveram a oportunidade de conhecer o Acampamento Farroupilha

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

TERÇA-FEIRA – 17/09

18h30min – Sessão Câmara de Vereadores, no Galpão Farroupilha

20h – Apresentação do Coral Municipal, no Pavilhão Multiuso

20h30min – Fandango com Chiquito & Bordoneio, no Pavilhão Multiuso

QUARTA-FEIRA – 18/09

15h – Resenha coletiva de cavalos crioulo com técnico da ABCCC (Informações: (51) 99883.9622, com Maciel), no Acampamento

> Noite do Churrasco em todo o Acampamento

19h – Costelão Solidário em prol de Lívia Teles, no Pavilhão Multiuso

19h30min – Palestra “Alimentação Saudável de Equínos” com o veterinário e gerente técnico de Equinos da Supra Vinícius Abreu, no Galpão Farroupilha

19h30min – Programa Gente da Terra, da Rádio Campeira FM, no Acampamento

20h30min – Palestra com técnico da ABCCC, no Galpão Farroupilha

QUINTA-FEIRA – 19/09

20h – Jantar com churrasco e saladas (promoção do Piquete Popular), no Galpão Farroupilha

21h – Apresentação artística do CTG Porteira dos Pampas, no Pavilhão Multiuso

21h30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo, no Pavilhão Multiuso

23h – Fandango com Alma Crioula, no Pavilhão Multiuso

 SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo

12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas

17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso

18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso

20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

- publicidade -