Ação Consciência Limpa ressalta a importância da conscientização ambiental, em Teutônia

678
Ano passado, cerca de 10 toneladas de lixo foram recolhidas

Ampliar o trabalho de conscientização ambiental, que é desenvolvido durante todo o ano, além de prevenir potenciais criadouros de vetores, entre eles, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, são alguns dos objetivos da Semana da Consciência Limpa. Entre os dias 14 e 19 de outubro, serão realizadas diversas ações de conscientização nos educandários e pontos estratégicos de Teutônia.

No dia 19, para fechar a semana que marca a iniciativa, será realizado um mutirão de recolhimento de resíduos ao longo da ferrovia, no trecho compreendido entre a Vila KS e a divisa de Teutônia e Paverama, totalizando cerca de cinco quilômetros. Servidores da Prefeitura, colaboradores de empresas e comunidade em geral estão convidados para participarem do mutirão. A ideia também é trabalhar em rede, promovendo, assim, a união entre a comunidade.

Em 2018, a mesma ação, recolheu aproximadamente 10 toneladas de lixo, nas margens das rodovias ERS-128 (Via Láctea) e RSC-453 (Rota do Sol). Por isso, este ano, a expectativa é novamente conscientizar o maior número de pessoas possível.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, relembra que, no ano passado, houve certa indignação dos voluntários que participaram do mutirão, devido à enorme quantidade de lixo que foi encontrada. “A população precisa entender que é necessário se fazer uma correta destinação do lixo, pois, além de ajudar o meio ambiente, também se previne doenças e criação de animais peçonhentos. Melhorar a vida de quem mora no entorno dos trilhos de trem também é um dos objetivos da ação, já que nosso propósito é de termos um olhar para as pessoas”, reforça.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Evando Borba, ressalta a importância de doar um pouco de tempo em benefício do Meio Ambiente. “Bom seria se não precisasse de conscientização e ações como estas, porque a comunidade faria a sua parte. Mas como precisa, a ideia é enfatizar que o lixo é de responsabilidade de todos. Pretendemos, com a Ação Consciência Limpa, despertar a reflexão e consciência da população”, salienta.

A Semana da Consciência Limpa é uma realização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa ainda conta com o apoio das secretarias de Educação, de Obras, de Saúde e de Assistência Social e Habitação, além da Vigilância Sanitária.

- publicidade -