Belezas do interior encantam participantes do Caminho Autoguiado de Lajeado

793
O grupo começou o caminho, passando pela igreja da Matriz

Matas, árvores, flores, arroios, plantações, haras, casas de campo, igrejas e o Rio Taquari, além de outras belezas características de caminhos do interior, encantaram os participantes do Caminhos de Lajeado, o roteiro turístico que passa por lugares bucólicos das cidades e que inaugurou no domingo (29/09) seu trajeto por Lajeado.

A iniciativa, que faz parte do projeto da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia, conta em Lajeado com um trajeto de 15,9 quilômetros que são percorridos a pé pelos participantes, cada um no seu ritmo, apenas seguindo o mapa e as placas indicativas fixadas no caminho que passa pelos bairros Centro e Carneiros. A ideia é promover a valorização de pontos turísticos pouco conhecidos pela população.

O trajeto inaugural começou com café da manhã no Belvedere Aldino Gallas (Rua Oswaldo Aranha, Centro), às margens do Rio Taquari. Após alongamentos, o grupo começou o caminho, passando pela igreja da Matriz, onde foi recepcionado pelo grupo instrumental Camerata Libertá. Depois, o percurso seguia pela Rua Bento Rosa, passando por áreas rurais do município, e retornando depois ao ponto de partida. Nesta primeira caminhada, parte do grupo deslocou-se ao Parque Histórico na volta do percurso, onde houve um almoço comemorativo.

“O evento deste domingo foi fantástico porque, além de ter muitos participantes, muitas pessoas não conheciam estas regiões tão próximas do Centro. Então atingimos os objetivos da implantação deste caminho permanente. Queremos que a cidade tenha um outro olhar para o rio, para a sua área rural e para as belezas naturais que estão tão próximas do Centro de Lajeado” disse Alício Assunção, criador do Passeios na Colônia e dos Caminhos Autoguiados.

O Caminho Autoguiado de Lajeado conta com apoio da prefeitura de Lajeado, Sicredi, e Emater-Rs-Ascar, com apoio da Univates, Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur)

COMO FAZER O CAMINHO AUTOGUIADO DE LAJEADO

– Após a caminhada inaugural, o caminho pode ser percorrido por qualquer pessoa ou grupo interessado.

-O trajeto é feito no formato autoguiado, isto é, deve ser feito sem o acompanhamento de guias, e os participantes apenas seguem os mapas de materiais impressos e as placas de orientação. A pessoa ou grupo pega o mapa e vai ao ponto de partida (Belvedere Aldino Gallas, na Rua Oswaldo Aranha, Centro) e, de lá, parte seguindo o trajeto

– O mapa do percurso pode ser obtido gratuitamente junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), no Parque Histórico (Avenida Lourenço Mayer da Silva, 345/535) e na sede da secretaria (Rua Júlio de Castilhos, 171).

– Entre os atrativos do percurso estão a Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, Praça da Matriz, Rio Taquari, propriedades rurais, a visualização do Paredão no Rio Taquari, além do marco zero do início da colonização alemã de Lajeado e a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.

– O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo, de moto ou qualquer outra forma.

– Informações: (51) 3982-1242 (Departamento de Turismo da Sedetag)

- publicidade -