Iniciam os Jogos Escolares de Estrela

777
Ginásio Ito Snell esteve lotado na manhã desta segunda-feira

Duas quadras movimentadas quase que em tempo integral. À beira delas, orientação de treinadores e reservas. Junto às redes, gritos dos torcedores da escola. Este foi o cenário da primeira manhã de disputas do futsal dos Jogos Escolares de Estrela. A maior etapa coletiva da competição promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) teve a realização, nesta segunda-feira (30/09), da categoria infantil (2004/2005). Hoje, (01/10), a competição prosseguiu com os jogos juvenis, e fecha a jornada quarta-feira (02/10) com os times mirins (2006 a 2009). Os jogos acontecem no Ginásio Municipal Ito João Snel, a partir das 8h.

Ao todo, a etapa reunirá 54 times de 15 escolas das três redes de ensino. Participam as municipais Arnaldo José Diel, Cônego Sereno Hugo Wolkmer, José Bonifácio, Leo Joas, Odilo Afonso Thomé, Pedro Jorge Schmidt (PJS), Pinheiros; as estaduais Nicolau Müssnich, Vidal de Negreiros, Ensino Médio Estrela, Moinhos, 20 de Maio e IEEEM; e os colégios particulares Martin Luther (CML) e Santo Antônio (CSA).

Pela categoria infantil ocorreram as primeiras 38 partidas, com 13 equipes masculinas em quadra e 11 femininas. Entre os garotos, título para o CSA, vice para o Vidal e terceiro lugar para o Ensino Médio. Já na competição feminina, medalha de ouro para a Odilo, prata para a PJS e bronze para a Leo Joas. As amigas de time da Arnaldo José Diel, Diovana Mendes (13) e Gabrielli Ayres (13) explicam o momento do futsal entre as meninas. “Está bem mais popular porque o preconceito hoje é menor. Ainda tem um pouco”, diz Diovana. “E isso não por parte das meninas ou familiares, ainda por parte dos homens, que acham que a gente não gosta ou não entende”, completa Gabrielli. “Mas competições ajudam”, concordam.

Na temporada dos Jogos Escolares, o futsal é a sexta etapa de um total de nove. A estreia ocorreu com o vôlei e reuniu 24 times, seguido do handebol (36) e o basquete (40). Já nas modalidades individuais, ocorreram o tênis de mesa, que reuniu mais de 80 alunos, e o xadrez, que envolveu mais de 300 estudantes, contabilizados os participantes do 11º Torneio Estudantil, aberto a alunos de todo o Estado. Após o futsal, será realizado ainda o atletismo, ambos em outubro; o futebol sete e a natação, etapas estas agendadas para novembro. Informações na Smel pelo telefone 3981-1067.

- publicidade -