Executivo apresenta projeto de reforma do prédio da Prefeitura de Lajeado

1365
Projeto da reforma / Crédito da foto: Divulgação

Em reunião realizada no auditório da Casa de Cultura, nesta quarta-feira (02/10), o Executivo lajeadense apresentou o projeto de reforma do prédio da Prefeitura. A apresentação foi feita pelo prefeito Marcelo Caumo e pelo Secretário de Planejamento e Urbanismo (Seplan), Rafael Zanatta, para o Conselho Municipal de Política Cultural, para membros do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado e para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), que estava representado no encontro pela arquiteta e urbanista Beatriz Favieiro Pellin de Molnar.

O objetivo da reunião era apresentar o projeto de reforma à comunidade e ao IPHAE para buscar apoio à necessidade de flexibilizar portaria daquele instituto para permitir a ampliação do terceiro andar do prédio administrativo. Segundo o prefeito, a proposta é que a reforma ocorra em duas etapas. A primeira delas se daria na parte externa, trazendo novos elementos para a fachada e substituindo os brises existentes, já desgastados. A segunda etapa consistiria na reforma da parte interna do prédio com o objetivo de proporcionar um local mais adequado e moderno para atender a comunidade e para os servidores.

Caumo salientou que a reforma se torna ainda mais relevante devido à contribuição que trará para a valorização e o desenvolvimento do Centro Histórico da cidade. A sede do Executivo localiza-se junto ao coração histórico do município, próximo à Praça da Matriz, à antiga sede da Prefeitura (atual Casa de Cultura), à Igreja Matriz e outras instituições relevantes do município. É um espaço que vem se degradando ao longo dos últimos anos e que necessita de investimentos e valorização para manter viva a área mais antiga e histórica da cidade.

Segundo o secretário Rafael Zanatta, a ampliação do terceiro pavimento, que hoje ocupa apenas metade do corpo do prédio, viabilizaria que o Executivo trouxesse para a Sede Administrativa outros órgãos do governo, atualmente alocados em outros locais, beneficiando cidadãos e empreendedores que diariamente demandam serviços dessas secretarias e que precisam se deslocar pela cidade enquanto poderiam resolver suas demandas em um único lugar.

Na reunião, a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Cecília Togni, e o presidente do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado, André Jaeger, manifestaram-se favoravelmente à reforma do prédio administrativo, defendendo que contribuiria para a revitalização e desenvolvimento da parte central da cidade.
O IPHAE solicitou documentos à prefeitura e também a manifestação formal dos órgãos culturais para que possa dar continuidade à avaliação da proposta.

Saiba mais

O Centro Administrativo do município de Lajeado, localizado na Rua Coronel Julio May, teve a sua construção iniciada no ano de 1982 e desde então nunca passou por uma reforma completa. Por anos esquecida, a sede sofreu apenas reparos pontuais e atualmente não condiz com a importância da instituição e a representatividade que tem para o município e região. Diante disso, no início de 2019, foi realizado um processo licitatório para contratação de empresa para realizar o projeto de reforma total da construção.

A reforma do Centro Administrativo segue as diretrizes do projeto de revitalização do Centro Histórico, idealizado com a criação do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico em 2012 (Lei 8.903/2012) e que, em 2019 ganhou impulso com o lançamento do projeto Pro_Move Lajeado, que visa transformar a matriz econômica da cidade de Lajeado focando nas áreas de inovação, tecnologia e economia criativa.

Um dos pilares desse projeto é a criação da Rota da Inovação, que consiste na via que interliga o Centro Tecnológico da Universidade Univates ao Centro Histórico. O projeto visa transformar o Centro Histórico em um local voltado a empresas da área da tecnologia que poderão concentrar esforços na revitalização da região e dos prédios históricos ali concentrados, a exemplo do que aconteceu em outras cidades, como no Porto Digital em Recife.

- publicidade -