Univates e Prefeitura de Lajeado oferecem peça teatral em alusão ao Dia da Criança

698
Artes
Crédito da arte: Júlia Caroline Geib / Divulgação

Alusivo ao Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, o Centro de Educação Ambiental, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, em parceria com o Museu de Ciências da Univates, trazem a Lajeado a peça teatral “Céu e Terra, Água e Ar…Tudo fede sem parar”.

Direcionada ao público infantil dos 6 aos 12 anos, a peça será encenada no Teatro Univates nesta quinta-feira (10/10), em dois horários, às 8h30 e às 13h30. As escolas interessadas de Lajeado devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) para a retirada dos bilhetes, disponibilizados gratuitamente para as escolas. O telefone para contato é o (51) 3982-1101. Já as escolas de outros municípios da região que estejam interessadas em trazer suas crianças devem contatar o Museu de Ciências da Univates. O agendamento da retirada dos ingressos pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

A peça

Numa peça cujo título original em alemão é “Água no Balde” (Wasser in Eimar) e que ganhou na tradução para o Português o nome de “Céu e Terra, Água e Ar…”, com adaptação livre de Tom Wayne, a ecologia e a poluição são os temas principais. A obra focaliza a cadeia contínua de contaminação, do envenenamento permanente que vai da terra para a água, afetando os homens e os animais.

A história se passa num sítio, cuja proprietária é a Avó Esmeraldina, uma senhora que acaba de receber seus dois netos em férias escolares. O que esses netos – os irmãos Carolina e Antônio – não sabem, é que a avó está sendo pressionada a vender seu sítio para um vilão ganancioso, o Doutor Adamastor, que deseja expandir seus negócios na região e, para tal, não mede esforços, procurando sabotar a subsistência do sítio.

Cacá e Tonho serão os protagonistas de várias aventuras imaginárias ou reais. No pequeno rio do sítio, eles sentirão na pele os efeitos da água poluída e a morte dos peixes. Enquanto eles navegam pelo rio, o vilão intensifica suas investidas em adquirir a propriedade da vovó, chegando a destruir a natureza para atingir seu objetivo.

Em suas aventuras no sítio da vovó Esmeraldina, as crianças, Cacá e Tonho, começam a descobrir e questionar o que está ocorrendo com os rios e as matas, e buscam parar esse processo destrutivo. A maneira como a situação é resolvida será revelada no fim da peça, de uma forma muito divertida. O espectador infantil terá a possibilidade de uma participação afetiva e inteligente na aventura dos personagens, em busca de uma solução para o mistério do envenenamento da Natureza.

O espetáculo “Céu e Terra, Água e Ar…” apresenta para o público infanto-juvenil uma lúdica conscientização de que todos somos responsáveis na luta pela preservação da Natureza e da vida humana no planeta Terra.

- publicidade -