Lajeado receberá nona edição do Seminário Regional de Meliponicultura

657

Evento já tradicional na região, o Seminário Regional de Meliponicultura chegará a sua nona edição no sábado (19/10), a partir das 7h30, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Organizado pela Associação dos Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat), Emater/RS-Ascar e Prefeitura, o evento contará com palestras, painéis e oficinas em que serão discutidos temas, como aquecimento de colmeias, produção de hidromel, divisão e transferência de enxames, confecção de iscas, colmeias zigue, plantas apícolas, alimentação das abelhas e colheita de mel, entre outros.

“A intenção do evento é a de promover a troca de experiências entre os criadores de abelhas sem ferrão, já que estas são fundamentais para a manutenção do meio ambiente, por serem polinizadoras”, salienta o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, zootecnista João Sampaio. Para Sampaio, ainda que produção de mel seja menor, se comparada com as apícolas, elas possuem a grande vantagem de não possuírem ferrão. “Nesse sentido trata-se de um mercado novo que aos poucos se abre e que ainda garante a manutenção do meio ambiente”, pondera.

São aguardadas cerca de 400 pessoas para o Seminário, que ainda contará com venda de caixas e de demais produtos provenientes das abelhas, degustação de mel e de hidromel, chimarrão, vendas de plantas melíferas, distribuição de mudas de plantas e de estacas e expositores, além da escolha do melhor e do mais saboroso mel por espécie. Inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 99727-8633 ou pelo e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas nos mesmos locais ou no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Lajeado.

- publicidade -