Estrela realiza ações pontuais na imunização ao Sarampo

593
Crédito: divulgação

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais correspondentes, realizará nos meses de outubro e novembro a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Primeiramente para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), cujo período iniciou na última segunda-feira (07/10). Posteriormente adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do Sarampo e proteger os dois grupos mais acometidos pela doença no País. Em Estrela, ações buscam otimizar o alcance da imunização e evitar deslocamentos necessários.

Partindo da premissa de que só deve realizar a vacinação (primeira ou segunda dose) pessoas ainda não imunizadas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Estrela colocará em prática ações de alerta ao público-alvo, mesmo que os índices de ainda não atendidos em Estrela seja considerado pequeno, já acima da meta nacional. “No caso dos menores de cinco anos, por exemplo, calculamos que mais de 95% do público-alvo esteja imunizado. Tanto que recebemos apenas 150 doses nesta primeira etapa”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Saúde de Estrela, Carmen Hentschke. Nos primeiros dias, 12 crianças já foram vacinadas.

Visita às escolas

No primeiro momento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), alunos e familiares serão convocados a enviarem suas cadernetas de vacinação às escolas, em determinados dias (ver abaixo), para avaliação e confirmação da necessidade da imunização. “Estamos agendando dias específicos para visitarmos as escolas e analisarmos as carteiras, para reforçar o alerta de quem realmente necessita buscar a vacinação. Como em novembro a campanha será aberta aos adultos, estamos solicitando, via bilhete, que todos os familiares, como pais e mães, encaminhem as carteiras para nossa análise”, explica. “Isso vai servir de alerta e cuidado para quem não está em dia e evitar o deslocamento desnecessário, de quem não precisa, até o Posto Central”, completa.

Dias e horários

Para quem necessita receber a vacina, ela é aplicada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Estrela, diariamente das 7h às 19h: Rua Coronel Brito, nº 1058 – Bairro Oriental. Até o próximo dia 25 voltada ao público infantil. O grupo de adultos tem data inicial prevista para 18 de novembro. No próximo dia 19/10 (sábado), será realizado o Dia D da campanha, quando a Unidade de Saúde estará aberta das 8h às 17h e também disponibilizará vacinas contra a Febre Amarela.

A imunização ao Sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de Sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Por isso, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios, estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações da doença. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas dos últimos dez anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

- publicidade -