Nova Unidade Odontológica Móvel (UOM) de Estrela inicia atendimentos nas escolas

188
Crédito: divulgação

O prefeito Rafael Mallmann, alunos e a diretora da EMEF Professora Ruth Markus Huber, Sabrina Scheer dos Santos, recepcionaram as visitas que vieram à escola estrelense na tarde desta sexta-feira (11). Por sua vez, o secretário municipal da Saúde, Elmar Schneider, trouxe junto de si o deputado Dirceu Franciscon, que viabilizou as verbas para a iniciativa que levou o município a contar, a partir de agora, com a Unidade Odontológica Móvel (UOM) exclusiva de Estrela. Vereadores como Ernani de Castro e Hélio Kunzler e outras lideranças acompanharam a estreia da VAN especializada.

Os alunos do Bairro Boa União foram os escolhidos para inaugurarem o serviço, que tinha como profissional a dentista Desirèe Litter (29). “Será um grande avanço ao alcance do público infantil”, diz a doutora. O aluno João Pedro da Rosa (07) afirma que já foi a dentista, mas que dará mais atenção agora. “Não tenho medo. Já fui. Mas vou cuidar mais dos meus dentes se ela vir aqui”, justifica o garoto. Sua colega de turma, Maria Valentina da Silva (07), mostra a diversidade e o alcance do projeto. “Tenho medo, mas nunca fui num dentista. Sei que meu dente está torto. Vou ver se ela me ajuda”, revela a menina, antes de deitar na especial cadeira da van, estacionada na quadra esportiva escolar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta da UOM será atender a todas as escolas do município e de maneira direta. Funcionará como um perfeito consultório odontológico, só que móvel, que permitirá o atendimento tanto nas escolas ou como em outros espaços, públicos e datas conforme a demanda. O secretário Schneider resumiu. “No País se gasta muito na busca da cura de doenças. Em Estrela poupamos muito ao investir na prevenção”. Os novos e específicos serviços fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que atende aos alunos do município com atividades diversas desde 2014, trabalhando na prevenção de inúmeras enfermidades. Agora também nos atendimentos e cuidados clínicos odontológicos, escovação supervisionada e orientações sobre saúde bucal infantil. E isto realizado de maneira local, sem a necessidade de deslocamento aos postos de saúde. Para 2020 está sendo elaborado cronograma com as próximas escolas que serão atendidas pela UOM.

O prefeito Mallmann citou o avanço que o município teve nos últimos tempos com as muitas qualificações dos serviços a partir da melhoria dos profissionais e objetos de atendimento, entre eles as vans móveis, agora também a odontológica. “Estamos indo, assim como em diversas áreas, ao encontro de nosso variado público”, resumiu. O Deputado Dirceu Franciscon aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco da estrutura local. “Vamos pensar na cobertura desta quadra esportiva”, citou ele à diretora, ao ver onde o atendimento estava sendo realizado e antes de ir visitar as obras de cobertura da quadra esportiva da EMEF Leo Joas, da qual tem participação parlamentar.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui