Apresentações marcam encontro de gerações no Bairro Moinhos, em Lajeado

600
Encontro reuniu diferente gerações / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

Nesta quarta-feira (16/10), diversas atrações marcaram a segunda edição do Chá de Banco, evento que reuniu entidades, crianças do Projeto Vida Moinhos e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Recanto Infantil para a realização de atividades conjuntas com idosos da comunidade e dos Residenciais Geriátricos Aliança e Amor Perfeito. Alusivo ao Dia da Criança e ao Dia do Idoso, o encontro intergeracional foi realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Moinhos e agentes comunitárias de saúde, em parceria com Projeto Vida Moinhos, Residenciais Geriátricos Aliança e Amor Perfeito, e com as EMEIs Recanto Infantil e Aprender Brincando.

O objetivo do evento era aproximar as diferentes gerações, oferecendo uma manhã de integração e diversão para crianças e idosos do bairro. “Os idosos estão em instituições de repouso e as crianças em escolas ou participando de projeto. Esse carinho e afeto está muito institucionalizado, e a ideia é resgatar, por meio desse movimento, a convivência entre eles e o respeito que está se perdendo”, disse a agente comunitária de saúde, Vânia Ritta Virti.

O Chá de Banco iniciou com a apresentação musical de Solon Chaves, acompanhado pela artista Andreia Marchini, e seguiu com a apresentação de um aluno da EMEI Recanto Infantil, que cantou a música “Meu abrigo”. Após, foi a vez dos idosos do Lar Geriátrico Aliança se apresentarem. Na sequência, aconteceram as apresentações das crianças do Projeto Vida, espetáculo de patinação com a medalhista Isadora Matos e demonstração da ginástica chinesa do grupo Lian Gong.

Odete Diedrich (61), prestigiou as atrações com o neto Miguel em seu colo. Odete, que também é proprietária do Residencial Geriátrico Amor Perfeito, conta da relação entre avós e netos. “Como os netos dos idosos do lar não conseguem visitá-los com tanta frequência, eu levo os meus para visitarem o local, pois acredito que a criança é sinônimo de vida para os idosos”, contou.

Em um ato simbólico, o Projeto Vida Moinhos aproveitou para fazer a entrega de 42 quilos de tampinhas arrecadadas pelos alunos dos Projeto à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado. A ESF Moinhos também esteve presente oferecendo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e passando orientações sobre saúde bucal.

Conforme Vânia, encontros entre as crianças das EMEIs e os idosos dos Residenciais vêm acontecendo desde março deste ano.

O evento encerrou com a apresentação do Coral do Projeto Conviver da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), dirigido pelo professor Tiago Kreutz, que chamou o público para interagir com o coral.

- publicidade -