Base Nacional Comum Curricular é tema de encontro em Estrela

654

A educação de Estrela coloca em pauta, nesta quarta-feira (23/10), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um encontro com a conceituada pedagoga brasileira Regina Shudo, oportunizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), pretende frisar a importância dos educadores e os “Caminhos na Implantação da BNCC”, sendo este o título-tema da palestra, agendada para a sede social da Soges, a partir das 19h30.

Em sua palestra, a educadora faz uma “necessária reflexão” sobre a BNCC. Busca responder o que é a BNCC, o impacto da mesma na Educação Infantil, destaca ainda os direitos de aprendizagem na área; os campos de experiências e as expectativas de aprendizagem. Estão convidados a participar todos os educadores da rede municipal de ensino. Equipes das escolas das redes estadual do município também estarão presentes, assim como representantes educacionais da Associação das Secretarias Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat).

Regina Shudo atua há 32 anos na área educacional. Foi professora, coordenadora e diretora em instituições de ensino. Trabalhou com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior em áreas como alfabetização e letramento; propostas pedagógicas; gestão da sala de aula. Faz consultorias para área pública e dá poio e orientações na reconstrução e elaboração de Programas Curriculares da Educação Infantil e Séries Iniciais. Atualmente dedica-se a contribuir com a formação do professor, ministrando cursos e palestras. Desenvolveu uma coleção de livros didáticos “Brincar e Pensar” para crianças da Educação Infantil. Palestrante bastante requisitada por sua bagagem profissional, ministra cursos, oficinas e palestras por todo o País, quando tem a oportunidade, assim como agora em Estrela, de compartilhar com seu público-alvo a sua experiência na área da Educação Infantil.

A BNCC será implantada em 2020. Estrela irá aderir ao Referencial Curricular Gaúcho, homologado em 2018 pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed) e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). O documento, elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinep/RS), é o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir deste ano. As mudanças, que seguem as diretrizes da nova BNCC, valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Mais informações pelo telefone 3981-1014.

- publicidade -