Westfália recebe viatura nova para a Brigada Militar

93
Em Westfália, autoridades locais participaram da chegada da nova viatura da BM / Crédito: Paloma Driemeyer Valandro

Sempre primando pela segurança da comunidade, a Administração Municipal de Westfália segue engajada na busca por melhorias para o setor. Uma constante luta foi concretizada na sexta-feira, dia 1º de novembro, em Porto Alegre: a conquista de uma nova viatura (Fiat Pálio Weekend, zero quilômetro) para a Brigada Militar (BM).

Tendo por local o estacionamento do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), mais de 100 municípios gaúchos receberam novas viaturas, reforçando e qualificando o trabalho da segurança pública gaúcha. Os veículos foram entregues pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, após solenidade realizada no auditório.

No ato, o município de Westfália esteve representado pela vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave, acompanhada do tenente da 2ª Companhia do 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Radamés Prediger. Da mesma forma, lideranças de Teutônia, cidade que também recebeu uma nova viatura, estiveram presentes na solenidade de entrega.

Por diversas vezes, comitivas westfalianas estiveram na Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado para deliberar sobre possíveis investimentos na área da segurança. “Unir forças é importante para que consigamos atingir os objetivos com maior brevidade. Prova disso é a conquista da nova viatura, na qual diversas entidades desempenharam papel fundamental”, frisou a vice-prefeita, ressaltando o engajamento do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), da Câmara de Vereadores e da BM, além da Administração Municipal.

O envio de uma nova viatura foi confirmado ainda no início do mês de outubro. E, além disso, Westfália recebeu, no segundo semestre deste ano, um novo soldado, completando o mínimo de cinco efetivos por cidade. “Percebemos que o Governo do Estado está se engajando ao máximo para melhorar a segurança pública no Rio Grande do Sul e diminuir os índices de criminalidade. Agradecemos pelo empenho e por atenderem o nosso pedido”, agradeceu Evanete, reforçando que a nova viatura contribuirá positivamente com a segurança pública do Município.

Investimentos em segurança pública

Desde o início da atual gestão, os investimentos em prol da segurança pública, em Westfália, são variados. Em 2018, melhorias foram executadas no prédio que abriga a Brigada Militar, representando um investimento de R$ 27.724,57 em recursos próprios. Além da pintura e lavagem de todo o prédio, em frente à BM também foi instalado um toldo, utilizado para proteger a viatura das intempéries.

Mensalmente, o órgão de segurança ainda recebe auxílio por meio da disponibilização de produtos de limpeza e higiene, além de materiais de expediente e informática. Da mesma forma, a municipalidade custeia telefone, internet e energia elétrica, bem como suas manutenções. Equipamentos em geral (móveis e eletrodomésticos) também foram adquiridos pela Prefeitura Municipal. Além disso, ainda há a cedência de um servidor para atuação junto à Polícia Civil.

O sistema de videomonitoramento, por sua vez, segue em fase de implementação e integrará o cercamento eletrônico de todo o Vale do Taquari. A instalação da rede de fibra óptica já está concluída e as câmeras serão alugadas (a partir de 2020) via Conselho Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa). Depois de instaladas, os equipamentos (cinco câmeras em pontos estratégicos) contribuirão para reduzir os índices de criminalidade no Município.

Por fim, a renovação de armamento da Brigada Militar também está em andamento. O Consepro, com projeto beneficiado via Fundo Social da cooperativa Sicredi Ouro Branco, irá adquirir dois novos equipamentos, os quais serão repassados aos soldados da BM do Município.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui