Lucas Zuege representará Westfália nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau

2785
Laudenor Brune (d) é o treinador do aluno / Crédito: Paloma Driemeyer Valandro

Lucas Zuege, aluno do 8º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, do Centro de Westfália, obteve distinção na prova de lançamento de disco – categoria Infantil, carimbando vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC).

Conforme o treinador e professor de Educação Física, Laudenor Brune, o estudante participou de diversas etapas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) até obter a classificação: em Lajeado, na etapa da 3ª Coordenadoria; em Passo Fundo, na etapa microrregional; e em Porto Alegre, na etapa final. “Agora, entre os dias 21 e 26 de novembro, estará em Blumenau, onde representará o Município na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude”, explica o professor.

Para Brune, o sentimento é de alegria e satisfação com a classificação do estudante. “É um trabalho de longa duração. E é importante ressaltar que não é necessário apenas o envolvimento do aluno para a classificação. É um trabalho em conjunto: comprometimento pessoal, escola, local e estrutura de treinamento (Colégio Teutônia), incentivo da Administração Municipal e, principalmente, motivação familiar”, frisa o treinador, reforçando que tudo isso resultou nos bons resultados atingidos.

No Município, em anos anteriores, outros estudantes já atingiram grandes marcas e classificações para competições nacionais. Conforme o professor, Westfália é um exemplo de que o trabalho em conjunto dá certo. “Esta é uma grande prova de que dá resultado. Parabéns ao Lucas e a todos que têm papel importante nesta classificação”, completa.

36 metros: a marca da classificação

A última e decisiva marca atingida por Lucas Zuege para a classificação foi de 36 metros. O estudante, que tem 14 anos de idade, não esconde a alegria em representar Westfália na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. “Não esperava obter a classificação neste ano, mas, desde o princípio, eu tinha esse sonho. Conquistei bons resultados, o que é sinônimo de felicidade e orgulho”, descreve ele.

A classificação para a competição nacional veio dois anos após iniciar os treinamentos na modalidade lançamento de disco. “Nestes dias que antecedem a minha ida para Blumenau, os treinos foram intensificados. Treino mais vezes por semana com o propósito de melhorar a minha marca, que foi de 36 metros”, destaca Lucas, lembrando que conta com a torcida e as boas energias da comunidade westfaliana e regional.

Jogos Escolares da Juventude

Em 2019, os Jogos Escolares da Juventude terão Blumenau, em Santa Catarina, como sede. É considerada a maior competição estudantil do Brasil e terá, neste ano, a participação de aproximadamente seis mil atletas-estudantes, com idades entre 12 e 17 anos. No total, serão 14 modalidades de disputa.

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de estudantes nas seletivas municipais e estaduais, representando aproximadamente 40 mil escolas públicas e privadas de quase quatro mil municípios brasileiros. Neste ano, novamente Westfália está entre eles.

- publicidade -