Projeto do Creas de Teutônia traz peça teatral sobre violência sexual para estudantes de Teutônia

Iniciativa realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social encerra o projeto “Creas nas escolas”, que tem como objetivo alertar as crianças e adolescentes sobre violação de direitos

768
Peça abordou o tema da violência sexual

Desde o dia 17 de maio, até a terça-feira (19/11), alunos do Ensino Fundamental de cinco escolas das redes estadual e municipal de Teutônia receberam a visita de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) do município, com o projeto “Creas nas escolas – cuidar é preciso”. Na oportunidade, as crianças e adolescentes foram orientadas sobre violação de direitos, identificação de situações de violências físicas, psicológicas e sexuais, e sobre a melhor forma de denunciar casos de agressões e abusos.

Na terça-feira, dia 19, o “Creas nas escolas” foi concluído com a peça teatral “Quando o segredo gritar”, para os estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas do município. O espetáculo, que é feito pelo grupo Teatro Social e dirigido por Antônio Lopes, existe desde 2005 e viaja pelo Brasil, sobretudo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mostrando, através da arte, o tema violência sexual. Após, os atores Antonio Lopes Filho, Mara do Prado e Antônio Lopes debateram com os estudantes sobre a peça e o tema.

Segundo o diretor do espetáculo, mais de 70 mil pessoas já assistiram ao teatro, que tem como elenco e organização: Antonio Lopes Filho, Mara do Prado, Francisco Lopes, Antônio Lopes, Rose Schweig Lopes, Paulo Kuhn e Odarlan Mapelli. “Ficamos muito felizes em saber que Teutônia está trazendo esta temática de um jeito diferente, por meio da inserção da arte. Agradeço a Administração Municipal por acreditarem na proposta, no teatro e nos profissionais. Lisonjeado por saber que confiaram no meu trabalho”, salienta Lopes.

A secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Teutônia, Jaqueline Musskopf, destaca o trabalho realizado por sua equipe, que é de extrema importância para a comunidade. “Sabemos quantos tipos de violência existem e quanto se sofrem com isso. É fundamental conhecermos e entendermos o que é uma violação de direitos e como devemos proceder”, aponta.

O projeto “Creas nas Escolas – Cuidar é preciso” foi desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Teutônia, por meio do Creas. O projeto surgiu como forma de relembrar o dia 18 de maio, data escolhida nacionalmente para a conscientização do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Parte da equipe da Assistência Social com o elenco da peça
- publicidade -