Landmeier representa Westfália no lançamento da Década da Agricultura Familiar

742
Westfália esteve representada pelo prefeito Otávio Landmeier / Divulgação

Com o objetivo de valorizar a agricultura familiar, alavancar o desenvolvimento sustentável e garantir a segurança alimentar, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em âmbito global, a Década da Agricultura Familiar. No dia 11 de novembro (segunda-feira), ela foi lançada no Rio Grande do Sul, o primeiro estado brasileiro a promovê-la.

O lançamento foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, atendendo a uma proposição do deputado Elton Weber (PSB). Na oportunidade, o município de Westfália, que tem sua agricultura familiar em destaque no Estado, esteve representado pelo prefeito Otávio Landmeier.

Conforme o chefe do Poder Executivo westfaliano, a Década da Agricultura Familiar surge para valorizar ainda mais o trabalho que é desenvolvido no campo. “Esta é uma forma de reconhecer a categoria que é responsável por produzir o alimento que vai à mesa do consumidor. A agricultura merece e precisa ser reconhecida por sua dedicação ao trabalho diário no campo”, destacou Landmeier.

Em Westfália, a agricultura é um dos pilares que sustenta a economia e, ano após ano, a municipalidade tem incentivado a permanência no campo por meio de projetos, programas e subsídios. “Atualmente, 65% das nossas propriedades rurais têm a sucessão familiar garantida. Esta é uma marca de destaque e, portanto, motivo de grande orgulho para nós, gestores. Continuaremos incentivando o trabalho desta importante categoria”, pontuou o prefeito.

Dados gerais

Conforme o Censo Agropecuário de 2017, 3,9 milhões de propriedades agrícolas brasileiras foram consideradas de agricultura familiar, o que representa 77% do total, cultivando 80 milhões de hectares, com valor de produção de aproximadamente R$ 107 bilhões. No Rio Grande do Sul, a totalidade chega aos 80,5%.

- publicidade -