Humorista Tom Cavalcante estará pela primeira vez no Teatro Univates

731
Tom Cavalcante / Crédito da foto: Divulgação

No próximo sábado (07/12), às 21h, Tom Cavalcante traz ao palco do Teatro Univates uma apresentação recheada de comédia. O show tem quase duas horas de duração e mais de uma dezena de personagens marcantes da carreira de um dos maiores humoristas da televisão brasileira. 

Antonio José Rodrigues Cavalcante, o icônico Tom Cavalcante, nasceu em uma família humilde do Ceará, no dia 8 de março de 1962, em uma das maiores capitais nordestinas, Fortaleza. Cavalcante iniciou sua carreira na infância, aos 11 anos de idade, ao lado dos irmãos – com muito talento. Demonstrou sua veia artística por meio  da comédia, e se divertia imitando animais e personalidades importantes da época – tudo com o incentivo da família.  

Aos 14 anos o artista levava  ao riso centenas de pessoas que passavam diariamente pelas casas de shows, bares e barracas de praia que ficavam em Fortaleza.

Estrelato

Sua estreia em cadeia nacional ocorreu, em 12 de outubro de 1992, no Rio de Janeiro. Foi na TV Globo, quando, a convite e comando do próprio mestre do humor nacional, Chico Anysio, Cavalcante interpretou o atrapalhado pinguço João Canabrava no humorístico Escolinha do Professor Raimundo. O interesse  do público pelo personagem foi imediato, elevando a audiência do programa televisivo. Anysio foi o responsável por revelar o artista ao Brasil. Tempos mais tarde Tom foi convidado pela direção do programa “Sai de Baixo” a interpretar um de seus personagens mais marcantes, o porteiro Ribamar. Na ocasião o humorista esteve ao lado de grandes estrelas consagradas do teatro e do cinema nacional, como Luiz Gustavo, Aracy Balabanian, Cláudia Jimenez e Miguel Falabella.

Personagens

São mais de 40 anos de carreira dedicados à televisão, ao cinema e ao teatro. A lista de personagens é vasta e já se somam mais de duas centenas de figuras caricatas criadas por Cavalcante. Sempre mesclando ironia e bom humor, Tom apresenta personagens como Ana Maria Bella, Arilene, Pitbicha, João Canabrava, Tomberto Carlos, Tomdovil, entre outros tantos que estarão presentes no palco do Teatro Univates. 

Confira aqui a entrevista da Univates com o humorista Tom Cavalcante: 

Univates –  João Canabrava e Ribamar foram a porta de entrada ao estrelato na TV e nos palcos. Qual a inspiração para criar e mesclar tantos personagens, jeitos e trejeitos? Comente sobre.

Tom Cavalcante – Sim. O princípio para criação de tipos, vozes e trejeitos próprios está no meu DNA de comediante. Acredito que nasceu comigo e foi sendo lapidado com o tempo. Canabrava e Ribamar abriram as portas para o meu sucesso e cada um nasceu da minha observação e facilidade de imitar, e consequentemente de estrelar na telinha e ganhar a aceitação do público.

Univates –  Seus personagens recebem muito carinho dos fãs do humor por onde você passa. Comente o fato mais marcante que você viveu ao longo de sua carreira com as suas criações?

Cavalcante – As demonstrações de carinho são gigantescas e surpreendentes. Tenho fãs com meu rosto tatuado no braço com autógrafo. Tem uma escola de samba no Rio chamada Unidos da Branca Pura. No carnaval da Bahia, presenciei, por duas vezes, blocos enormes com seus participantes caracterizados de Pitbicha. No Nordeste, bonecos de madeira dos personagens… Sou grato a todo esse carinho e tenho o cuidado de dar atenção a todos. 

Univates –  Esta é a sua primeira vez em Lajeado, no Teatro Univates. O que os fãs da cidade e região podem esperar deste show humorístico?

Cavalcante – É muito agradável poder estar em Lajeado pela primeira vez. O meu desafio se redobra no instante que tenho que entregar um trabalho de palco que muitos nem imaginam como seja. Ao mesmo tempo estou seguro que vou provocar no público o espírito do riso que habita em mim e que espalho há anos por esse país como forma de fazer as pessoas mais felizes, sem esquecer nunca o papel fundamental do humor: que é ajudar a desestressar e ganhar ajudar.  

Ingressos

Os ingressos variam de R$ 30 a R$ 80 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou on-line em www.blueticket.com.br. Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail [email protected]. A atração é promovida pela Los Gringos Produtora de Humor.

- publicidade -