Patram registra crime ambiental em Teutônia

0

Patrulha Ambiental (Patram) de Estrela recebeu uma denúncia anônima no começo da tarde desta quinta-feira (05/12) relatando um crime ambiental em Teutônia. Nesta sexta-feira (06/12), por volta das 14h, a Patram visitou o local, na Rua Adolfo Hunsche, próximo a Laticínios Languiru, no Bairro Teutônia, e confirmou a situação. No local, havia dejetos variados, dos tipos A, B, C e D, o que inclui cerâmica, sacolas, latas e tinta, restos de construção civil e outros. A área é licenciada para a prefeitura do Município.

Conforme a Patram, em cerca de meia hora, dois caminhões do Município vieram até o local deixar dejetos (inclusive materiais de construção), fora um caminhão de outra empresa. A Patram explica que a área, licenciada para Teutônia, não deveria receber esses despejos, e por isso, foi lavrada uma ocorrência de crime ambiental

O condutor do caminhão de uma empresa teutoniense de terraplanagem, que também foi ao local, afirmou que possui autorização do município. A empresa deve apresentar, até semana que vem, a autorização e, se houver, sua licença.

Em contato com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, o subsecretário da pasta, Luiz Fernando Rückert, informou que a secretaria soube por meio da Patram sobre o descarte irregular de resíduos na saibreira operada pelo Município. “Tomamos ciência e vamos verificar os fatos, pois o cadeado e a corrente de acesso foram rompidos”, é o que declarou, por hora.