Administração de Teutônia assina contrato para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e revisão do Plano Diretor

645
Crédito da foto: Paulo Sérgio da Rosa / Divulgação

Na sexta-feira (10/01), foi assinado o contrato com a empresa Procidades Consultoria e Planejamento Urbano, vencedora da licitação para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e revisão do Plano Diretor de Teutônia. O município busca elaborar e apresentar um plano de mobilidade urbana, com a intenção de planejar o crescimento da cidade de forma ordenada, levando em consideração também as dificuldades de deslocamento enfrentadas nas cidades.

O município de Teutônia possui algumas características geográficas e estruturais que precisam ser trabalhadas de forma específica. A cidade é dividida em grandes bairros e também possui rodovias estaduais, uma ferrovia e alguns arroios, além de uma geografia composta por alguns morros.

O prefeito Jonatan Brönstrup, salienta a importância dos projetos para o município. “Estamos montando um planejamento para os próximos anos, com ações a serem desenvolvidas dentro do município. Nos últimos anos, Teutônia obteve um grande crescimento populacional, ultrapassando a marca de 30 mil habitantes. Assim, precisamos pensar em um município com áreas planejadas e aptas para receber todos os tipos de empreendimentos.”

O secretário de Planejamento, Clemir Tavares de Jesus, destaca a importância de realizar os dois projetos ao mesmo tempo. “A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e revisão do Plano Diretor, devem ser trabalhadas de forma harmoniosa, para que os dois temas possam ter um melhor aproveitamento. Neste contexto, também trabalharemos em conjuntos com as entidades, como é o caso do Comitê Municipal de Governança e de profissionais do município, que possuem experiência em projetos semelhantes.”

O município também busca cumprir o que dispõe a Lei 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, que determina aos municípios, com mais de 20 mil habitantes, a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. No caso de Teutônia todo o trabalho será realizado pela empresa vencedora da licitação, em parceria com a Secretaria de Planejamento. Ambos manterão um canal permanente para ouvir a comunidade, utilizando meios de comunicação e pequenas audiências públicas.

- publicidade -