Eduardo Kobra transforma educação em arte ao ilustrar o primeiro prédio da Univates

Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire são as personalidades retratadas

802
Kobra se reuniu com a reitoria da Univates

Para comemorar os 50 anos de educação superior no Vale do Taquari, a Universidade do Vale do Taquari – Univates transforma-se em obra de arte e ponto turístico na região. O primeiro prédio da universidade no campus Lajeado recebe a obra do artista Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em cinco continentes. A fachada do Prédio 1 da Universidade exibe a ilustração de três importantes personalidades para a educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

A escolha pelo muralista se deu pela trajetória e significado de sua arte. “Hoje temos um campus moderno, com prédios premiados pela sua arquitetura, além de um espaço repleto de natureza. Quando decidimos revitalizar o Prédio 1, o primeiro prédio de nossa Universidade, pensamos em um artista que pudesse trazer elementos da arte contemporânea e que tivesse relação com obras que buscam o resgate histórico. O Kobra tem retratado em sua arte elementos que fortalecem o pertencimento das comunidades, e isso é importante para nós”, comenta o reitor Ney José Lazzari. 

Kobra esteve reunido com a Reitoria da Universidade na manhã desta segunda-feira, 20, quando conversaram sobre projetos e as obras mais recentes do artista, que deve ficar na região até o final da semana.  

Contribuições imprescindíveis para a educação

As personalidades escolhidas traduzem a importância da educação. “Foi uma escolha difícil, mas acreditamos que os nomes escolhidos contribuíram de maneira ímpar para a educação e para o reconhecimento da cultura e da arte brasileira. São figuras historicamente inesquecíveis e que retratam a importância da educação para nossa sociedade”, analisa Lazzari.

- publicidade -