Prefeitos da região participam da Assembleia de Verão da Famurs

Presidente da Amvat, Marcos Martini, estará no evento que discutirá, entre outros assuntos, os desafios das eleições

321

Acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/02), a Assembleia de Verão da Famurs, no Hotel Araçá, em Capão da Canoa. Chefes do Executivo da região deverão marcar presença no evento, entre eles, o prefeito de Nova Bréscia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Marcos Martini. Na pauta do encontro estarão os desafios das eleições, mudanças na legislação e no pleito municipal, o que são considerados crimes eleitorais, como enfrentar o mundo digital e as fake news. “O foco da discussão serão as eleições. O importante é termos consciência das mudanças, da nova legislação, saber o que é possível, para que não tenhamos problemas mais adiante. Isso vale tanto para prefeitos que vão à reeleição, como para aqueles que fazem o fechamento de contas agora”, observa o presidente da Amvat.

Na tarde de quinta-feira, o publicitário e consultor em marketing político, Zeca Honorato, abordará a importância do marketing político nas eleições municipais. Além disso, um painel mediado pelo jornalista Tulio Milman irá discutir os crimes cibernéticos. Emerson Wendt, Eduardo Prange e Taís Seibt estão encarregados de debater como enfrentar as fake news e os ataques nas redes sociais.

Na manhã de sexta-feira (14/02), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Marilene Bonzanini, irá ministrar o painel 
“Crimes Eleitorais”. Após, haverá o painel “Desafios das Eleições 2020: o que muda no pleito municipal”, com a participação dos advogados especialistas em Direito Eleitoral, Lieverson Perin e Maritânia Lucia Dallagnol; do promotor de Justiça coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral, Rodrigo López Zilio; e do advogado e consultor jurídico, Gladimir Chiele.

Turismo e Cultura

No início da tarde de sexta-feira, o presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), Evandro Soares, irá tratar sobre os benefícios dos municípios aderirem ao Sistema Estadual de Cultura na Assembleia. Na ocasião, a secretária estadual, Beatriz Araújo, irá certificar os municípios que já aderiram ao sistema. Esse debate, que envolve cultura e turismo, também é fundamental para o presidente da Amvat. “Antes o foco dos governos era saúde e educação, mas o turismo e cultura são extremamente importantes. Todas as nossas cidades têm algum potencial neste sentido, que pode ser explorado”, avalia.

Também na sexta-feira, a coordenadora de Educação da Famurs, Fátima Ehlert falará sobre o Fundeb e a aplicabilidade do piso do magistério. A Assembleia de Verão 2020 encerra-se com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, para debater a pauta municipalista.

Participação do Vale

Além do presidente da Amvat e prefeito de Nova Bréscia, Marcos Martini, participarão da Assembleia de Verão da Famurs, entre outros, 
os prefeitos de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack; de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild; de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci; de 
Encantado, Adroaldo Conzatti, de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, e de Tabaí, Arsenio Pereira Cardoso.

- publicidade -