Iniciam as aulas do Programa Jovem Aprendiz Univates

Doze estudantes iniciaram o curso de Assistente Administrativo

644
O Programa Jovem Aprendiz é voltado a jovens com idade entre 14 e 24 anos / Crédito da foto: Júlia Amaral / Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (02/03), tiveram início na Univates as atividades do Programa Jovem Aprendiz, oferecido pela Universidade em parceria com empresas do Vale do Taquari. O programa oferece formação profissional nas dependências da Instituição, enquanto a prática ocorre nas empresas parceiras, de forma alternada. No primeiro momento está sendo realizado o curso de Assistente Administrativo, com o total de 12 participantes. Nos próximos semestres também serão oferecidos os cursos de Operador de Sistemas de Computador e Mecânico de Manutenção de Máquinas.

A programação teve início às 13h30, no auditório do Prédio 9 da Univates, onde os aprendizes, acompanhados pelos pais ou responsáveis, receberam orientações sobre o andamento das aulas e puderam esclarecer dúvidas sobre o programa. Após a recepção, os participantes fizeram um tour pela Instituição e, em seguida, os estudantes foram direcionados para a sala de aula.

A professora Renata Maria Gonzatti, diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, lembra que a ideia de lançar esse programa surgiu em 2019, em um encontro com representantes da empresa Minuano. “Acreditamos no programa como sendo uma grande oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. É um mundo novo para eles. Ter responsabilidades, cumprir horários e tarefas, é um momento de transição, de dar um passo adiante”, destaca.

Já Adriana Suhre, analista de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Organizacional da Cia Minuano de Alimentos, conta que a empresa já atua com jovens aprendizes há algum tempo, salientando que a parceria com a Univates irá qualificar os jovens tanto para realizar as atividades dentro da empresa quanto para o mercado de trabalho no futuro. “Queremos trabalhar com os jovens desde cedo, qualificá-los para desempenhar as funções de hoje, como jovens aprendizes, e projetá-los para o futuro, tornando-os excelentes profissionais”, explica.

Gabriela Sehn tem 15 anos e está tendo sua primeira experiência no mercado de trabalho. “Como é minha primeira experiência, quero aproveitar o máximo possível. Pretendo aprender como funciona uma empresa e sempre melhorar”, comenta. Aline Mariane Sehn, mãe de Gabriela, conta que ficou muito feliz com a nova etapa na vida da filha. “Ela já queria ter iniciado em outro momento, eu aconselhei que ela esperasse. Quando vimos a divulgação da Univates logo realizamos a inscrição. Estamos muito felizes”, completa.

Saiba mais

O Programa Jovem Aprendiz é voltado a jovens com idade entre 14 e 24 anos, que podem realizar sua inscrição pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-3675. Para participar do programa, o primeiro passo é a adesão das empresas interessadas, que serão responsáveis pela seleção dos aprendizes, sua contratação e inscrição nos cursos. As empresas interessadas em participar do programa podem contatar o CEP pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail [email protected]

Gabriela Sehn e sua mãe Aline Mariane Sehn / Crédito: Júlia Amaral / Divulgação
- publicidade -